Integração de ferramenta de videoconferência ao Moodle
Visualizar/ Abrir
Autor
Kich, Sinara
Orientador
Lima, Maria de Fátima Webber do Prado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A busca por Educação a Distância via Internet tem crescido nos últimos tempos, e para ofertá-la é essencial o uso de um ambiente virtual de aprendizagem. O Moodle é apontado como o ambiente virtual de aprendizagem mais utilizado no mundo e é extremamente usado no Brasil. Um ambiente virtual, como instrumento no processo pedagógico, é essencial que possua meios para propiciar interatividade e comunicação. Essa é capaz de produzir motivação e é parte influente no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a videoconferência é um excelente meio de promover interação, visto que transmite imagens, voz, expressões faciais e entonação, aproximando-se do estar presencialmente com outros. Sabendo-se que existem ferramentas de videoconferência disponíveis para uso sem custo ou obrigações, este trabalho tem como objetivo avaliar ferramentas de videoconferência web de livre utilização, a fim de selecionar uma que ofereça a melhor integração ao ambiente de aprendizagem Moodle. Para a redução de falhas no processo de decisão e uma escolha mais assertiva será utilizado o Método Analítico Hierárquico (sic).