Procedimentos para implantação do sistema de custo integrado e coordenado com a contabilidade
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Autor
Cattuzzo, Peterson
Orientador
Biasio, Roberto
Metadata
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Os procedimentos para a implantação do custo integrado e coordenado com a contabilidade é um assunto de grande destaque para as empresas que buscam constantemente saber os custos que cada produto produzido utilizou. A pesquisa realizada tem por objetivo apresentar os procedimentos necessários para a implantação e operacionalização do sistema de custos integrado à contabilidade, para fins de controle e planejamento, visando à apuração dos estoques, formação do preço de venda, controle dos custos e o planejamento da entidade, etc. Para a realização dessa pesquisa, a metodologia escolhida foi à pesquisa bibliográfica e exploratória, através de fontes teóricas retiradas de livros e artigos para a sustentação do tema abordado A integração e coordenação da contabilidade de custos é uma forma adequada para que as empresas controlem as matérias-primas, produtos em elaboração e os produtos prontos, através da apuração permanente e mensal dos estoques, com base nos custos de produção ocorridos nas empresas. Trata-se de um sistema de escrituração interligado entre a contabilidade de custos e a contabilidade geral (financeira), aonde nos trás amplamente a compatibilização das informações dos custos, especificamente dos estoques, assim pode-se utilizar esses dados (valores) originados pela escrituração contábil, para fins fiscais e de resultado, para assim efetuar-se a apuração dos devidos tributos (Imposto de Renda e Contribuição Social). A integração e coordenação dos custos têm papel fundamental na formação do preço de venda, pois sua sistemática trata-se da alocação de todos os custos ocorridos na formação do custo final do produto produzido, contribuindo para o planejamento da melhor taxa de lucratividade a ser alocada no preço de venda de cada produto, atendo sempre a necessidade de cada entidade. Outra forma de utilização do custo integrado e coordenado com a contabilidade é no sentido de controlar e planejar os custos, para assim atender as necessidades de gestão da empresa, ter um controle eficiente e eficaz dos seus custos ocorridos dentro da organização, ser instrumento para a tomada de decisão, etc.. (sic).