Avaliação de desempenho baseada em competências : um estudo em uma escola de Caxias do Sul
Visualizar/ Abrir
Autor
Stank, Cristine
Orientador
Mecca, Marlei Salete
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A avaliação de desempenho pode ser uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisões dos gestores da instituição e ao mesmo tempo pode estimular o funcionário a estar engajado nas metas da instituição e buscar sua excelência profissional aliada com estas metas. Para atingir tais objetivos, a avaliação de desempenho vem passando por diversos processos de estudos para melhorias, até que se chegou a avaliação de desempenho por competências. A avaliação de desempenho por competências busca avaliar o funcionário baseando-se na pessoa, identificando seus conhecimentos, habilidades e atitudes e comparando os resultados obtidos pela avaliação com os objetivos desejados pela instituição para a execução de sua função, identificando assim se o funcionário está dentro dos padrões esperados e assim identificar se existe a necessidade de aprimoramento do funcionário. Com base nestas informações, este trabalho busca responder a seguinte pergunta: De que forma a avaliação de desempenho baseada em competências pode auxiliar na tomada de decisões gerenciais da instituição em estudo? Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica buscando em diversos autores a melhor forma de ser feita a avaliação de desempenho por competências, quais erros podem ocorrer ao longo do processo e complementarmente buscou-se um exemplo de aplicação desta avaliação. Também foi realizada uma pesquisa de campo em uma instituição que está fazendo a implantação da avaliação de desempenho por competências acompanhando a escolha das competências, os critérios de avaliação, a execução da avaliação e se esta proporcionou o resultado esperado. Com base nos dados adquiridos, concluiu-se que a avaliação de desempenho por competências pode demonstrar diversos dados úteis para a tomada de decisões, porém, alguns pontos de atenção devem ser levados em consideração (sic).