Procedimentos para a determinação do preço de venda com base nos custos em micro e pequenas empresas do setor cerâmico
Visualizar/ Abrir
Autor
Orlandin, Letícia Carin
Orientador
Biasio, Roberto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A identificação dos procedimentos a serem seguidos para se determinar o preço de venda com base nos custos, em empresas do setor cerâmico, é de grande importância para as empresas desse segmento. Diante do atual cenário mundial, formar preço de venda torna-se um grande desafio, principalmente para as micro e pequenas empresas do setor cerâmico, pois geralmente essas empresas possuem deficiências de infraestrutura e de informação. Percebe-se que, muitas delas, nem conhecem os custos de seus produtos e, por isso, definem seus preços de venda empiricamente, desconsiderando qualquer procedimento técnico. Diante disso, essa pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Quais os procedimentos a serem seguidos, pelas micro e pequenas empresas do setor cerâmico, para a determinação do custo para fins de formação do preço de venda? Para responder esta questão, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, dissertações que tratam do tema pesquisado. Posteriormente foram analisados os custos de uma pequena indústria cerâmica familiar, situada em Vale Real - RS, que fabrica tijolos cerâmicos e telhas de concreto. O modelo proposto visou apurar os custos envolvidos somente no processo produtivo dos tijolos cerâmicos, por ser a atividade em que a empresa possui maior dificuldade em apurar seus custos reais e formar seu preço de venda. Com base no modelo proposto foi aplicado um método de formação de preço de venda conforme as características da atividade cerâmica em estudo. Analisando os resultados obtidos, concluiu-se que os procedimentos para a formação do preço de venda com base nos custos em uma indústria cerâmica são muito simples, bastando identificar em cada etapa do processo produtivo todos os custos envolvidos e que o negócio possui uma boa rentabilidade, entretanto, os administradores não sabem os caminhos a serem seguidos para tal. Certamente, o método elaborado contribuiu muito para a empresa e pode ser adotado não só por ela, mas também por outras micro e pequenas empresas do setor cerâmico que possuem as mesmas dificuldades (sic).