Custos e formação do preço de venda em uma empresa de produção por encomenda - uma análise gerencial
Visualizar/ Abrir
Autor
Leite, Priscila
Orientador
De Marchi, Nilton
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As empresas de produção por encomenda produzem conforme solicitação e especificações dos clientes, portanto a maioria de seus produtos são únicos e seguem um processo diferenciado. O estudo a seguir tem por objetivo verificar se o método de custeio utilizado por uma empresa de produção por encomenda, para a formação do preço de venda está sendo eficiente para lucratividade da empresa e para torná-la mais competitiva no mercado em que atua. Para atingir o objetivo traçado foi utilizada a metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, complementada por um estudo de caso em uma indústria de moldes para injeção de polímeros e não ferrosos da região de Caxias do Sul. O estudo demonstra detalhadamente o método de custeio utilizado para apuração dos custos, considerando que os custos e despesas são alocados inicialmente, de forma direta ou através de bases de rateio, a cada um dos centros de custos produtivos, de apoio à produção e administrativos e posteriormente os custos e despesas dos setores de apoio e administrativos são alocados aos setores produtivos. Essa forma de apuração dos custos é transmitida para o custo real e para o custo padrão, sendo que o custo padrão é utilizado para as estimativas do orçamento e para a formação do preço de venda. A partir disso, foram realizadas análises gerenciais do orçado e realizado, bem como da gestão dos custos e lucratividade da empresa. Nessas organizações, uma gestão de custos adequada é de suma importância para auxiliar nas decisões estratégicas do negócio (sic).