Proposta de implantação de um planejamento estratégico em uma empresa no ramo de ferragens
Visualizar/ Abrir
Autor
Marcon, Tamíris
Orientador
Mecca, Marlei Salete
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O planejamento estratégico é uma ferramenta de auxílio aos gestores, pois possibilita estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa a fim de atingir seus objetivos estabelecidos. O presente estudo realiza uma proposta de implantação de planejamento estratégico em uma empresa no ramo de comércio de ferragens e responde a seguinte questão de pesquisa: de que forma o planejamento estratégico pode contribuir na gestão de um comércio de ferragens? Para responder a questão foi elaborada uma pesquisa descritiva a fim de descrever os dados da empresa em estudo. Como complemento foi realizado um estudo de caso associado ao comércio de ferragens, com intuito de aplicar os conceitos teóricos abordados no estudo, por meio de uma abordagem qualitativa. Dessa maneira o estudo consiste em fazer contextualização da empresa, delimitando seus pontos fortes e fracos e, analisando o ambiente externo a fim de identificar oportunidades e ameaças e estabelecer o objetivo fortalecendo os pontos fortes e minimizando os pontos fracos. Após serem estabelecidos os objetivos da empresa, foram determinadas diversas estratégias para atingi-los e, consequentemente, para cada estratégia determinada foi elaborado um plano de ação, que consiste no detalhamento e projeto de implantação das estratégias. Por fim, foram realizadas projeções contábeis para determinar os resultados da empresa para o ano de 2017, sendo que esta iniciou suas atividades no ano de 2016, para isso foram considerados três cenários: pessimista, realista e otimista. Conclui-se que a proposta de implantação do planejamento estratégico é viável, visto que foi elaborada de forma clara e objetiva, atendendo as necessidades e perspectivas reais da empresa. Além disso, identifica-se que o planejamento estratégico contribui na gestão da empresa, permitindo que ela mantenha controle sobre suas atividades, estabelecendo objetivos e estratégias para alcançá-los. O planejamento estratégico em uma empresa no início de suas atividades permite esquematizar as ideias dos gestores a fim de determinar o caminho a ser seguido pela empresa, visando atingir melhores resultados e manter a continuidade das operações, considerando aspectos internos e externos influentes. Este também auxilia a sobrevivência da empresa, pois com os dados projetados os gestores conseguem ter aproximação com o futuro empresarial e planejar a estratégia mais adequada para cada cenário (sic).