• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação institucional e formação superior em turismo: significados para a requalificação do bacharelado em turismo da UNIFRA, Santa Maria (RS)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Eliane Martins Coelho.pdf (513.2Kb)
Data
2014-05-13
Autor
Coelho, Eliane Martins
Orientador
Rejowski, Mirian
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Considerando a expansão do ensino superior em turismo no Brasil e o destaque que recebe enquanto objeto de estudo para várias áreas, observa-se a necessidade de abordar a questão da adequação da formação em turismo, atendendo às expectativas do meio acadêmico, mercado e agentes participantes do ensino em turismo. Dessa forma, o presente estudo visa apresentar a avaliação institucional como instrumento para detectar a situação em que se encontra o curso avaliado e facilitar a tomada de decisões que possibilitem a constante requalificação do curso. Para tal propósito, optou-se pela pesquisa de caráter qualitativo e do tipo exploratória, fundamentada por dados coletados em levantamento bibliográfico e documental e a realização de pesquisa de campo, com aplicação de questionários e efetuação de entrevistas semi-estruturadas em um curso de bacharelado em turismo no estado do Rio Grande do Sul. Como resultado, constatou-se a relevância da avaliação institucional enquanto processo de aprimoramento do objeto pesquisado e a importância de um trabalho desenvolvido com interesse e seriedade por parte da instituição, considerando esta prática como uma atividade periódica e de grande valor na área de educação.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/171
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [191]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • O conceito de turismo sexual na perspectiva de sua inserção como objeto de estudo na graduação em Turismo 

    Marinho, Marcela Ferreira (2014-06-04)
    Esta pesquisa visa contribuir para a discussão/(re)construção do conceito de turismo sexual, na perspectiva de abordá-lo pedagogicamente na formação superior em turismo. O suporte teórico para as reflexões foi buscado na ...
  • Sustentabilidade e overtourism : saturação das atividades turísticas de acordo com a fase do ciclo de vida do destino turístico 

    Marodin, Tatiana Gehlen (2025-03-28)
    Como fenômeno social, o turismo causa, inexoravelmente, impactos positivos e negativos na localidade receptora. É inegável que a qualidade de vida da população receptora melhora quando os impactos positivos superam os ...
  • A energia eólica sob a ótica do turismo : um estudo sobre os conjuntos eólicos dos municípios de Àgua Doce (SC) e Osório (RS) 

    Côrso, Kárin Ane (2014-06-26)
    Essa dissertação apresentou como objetivo geral a verificação da existência de correspondência efetiva entre a energia eólica e o Turismo, de forma a permitir que se identificasse a confluência entre esses dois temas e de ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV