Formação e análise dos custos de um produto orgânico em uma vinícola da serra gaúcha
Abstract
A saúde torna-se cada vez mais um significativo valor pessoal e social. Aliado a isso, o cultivo de produtos orgânicos, bem como seu consumo, crescem e despertam o interesse de indústrias alimentícias, como é o caso de algumas vinícolas situadas na Serra Gaúcha, que buscam diferenciar-se. Dada à importância da contabilidade de custos e da contabilidade rural frente a este cenário, este estudo tem como objetivo geral identificar os possíveis resultados, ao se desenvolver a estrutura de custos de um produto orgânico, desde o cultivo da matéria-prima até sua completa industrialização, e comparar esta à de um produto do mesmo segmento, produzido de forma tradicional, em uma vinícola da Serra Gaúcha. A fundamentação teórica baseou-se em uma revisão dos assuntos pertinentes a contabilidade de custos e a contabilidade rural, a legislação que dispõe sobre a agricultura orgânica, os produtos derivados desta, sua comercialização e certificação e as características do setor vitivinícola. Para o enquadramento metodológico considerou-se um estudo de caso, descritivo e qualitativo, com a utilização de dois casos reais, a descrição das diferenças entre eles e dos fenômenos sociais que levam a isso. Os dados analisados constituem-se dos custos incorridos nos cultivos de uvas orgânicas e tradicionais, com base em um ano safra, e dos custos relativos aos produtos orgânicos e tradicionais elaborados por uma vinícola. Os resultados apurados revelam que no caso dos cultivos, o orgânico possui um custo mais elevado que o tradicional, devido aos insumos e a mão de obra, porém gera mais lucro, pois a uva orgânica é vendida por um valor maior ao quilo que a convencional. Tratando-se dos produtos fabricados pela vinícola, constatou-se que, em razão do maior custo de aquisição da matéria-prima orgânica, o seu respectivo produto tem custo superior ao do produto tradicional. No entando, o preço de venda praticado no orgânico é mais elevado, devido à no mercado haver grande demanda deste produto. Logo a lucratividade bruta e a operacional deste são mais elevadas em comparação às do outro (sic).