Proposta de implantação de um sistema de custeio variável em uma empresa de persianas
Visualizar/ Abrir
Autor
Luz, Rosangela da
Orientador
De Marchi, Nilton
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No momento atual, o mercado está em constante crescimento, consequentemente, as empresas se veem obrigadas a oferecer produtos e serviços de qualidade e com preço adequados. Para que isso seja possível, elas necessitam manter-se atualizadas quanto aos custos de seus produtos, não tendo a possibilidade de oferecer um preço agregado a um valor sem ter o conhecimento de seus gastos de fabricação. Dessa forma, o presente estudo busca demonstrar a importância da implantação de um sistema de custos. Através de dados concretos, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de fabricação de persianas sob encomenda, e foram determinados os preços de quatro atividades distintas. Com base nesse contexto, a pesquisa utilizou o custeio variável como a possibilidade contributiva mais adequada ao problema investigado. Para desenvolver essa perspectiva, foram separados os gastos da empresa em fixos e variáveis; na sequência, foram identificados os gastos variáveis de cada atividade selecionada. Durante seu desenvolvimento, pode-se analisar quanto custa cada produto para a empresa e quanto cada item gera de margem de contribuição, além de analisar, também, através do ponto de equilíbrio, como a empresa se encontra em relação à lucratividade. Para o cálculo do preço, foi utilizado o mark-up que, aplicado ao custo e despesa variável, proporcionou o valor do preço de venda. Depois de calculados os preços dos produtos, foram confrontados com os preços praticados pela empresa atualmente, analisando-se, então, a diferença que cada produto apresentou nos calculados, através do método de custeio variável em relação ao cobrado no momento. Concluiu-se que o custeio variável pode ser um importante aliado para a gestão da empresa de fabricação sob encomenda, por permitir a formação de preços, cálculo da rentabilidade e análise de flexibilização de preços de forma simples e adequada à realidade dessas organizações (sic).