Observando práticas, tecendo conceitos : um estudo sobre as culturas de EJA em Caxias do Sul (1998-2012)
Visualizar/ Abrir
Data
2017-03-20Autor
Conrado, Bruna
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação “Observando práticas, tecendo conceitos: um estudo sobre as Culturas de EJA em Caxias do Sul (1998 – 2012)” é fruto de uma investigação que se delineou a partir do seguinte problema de pesquisa: Que Culturas de EJA se constituíram no espaço das Escolas Municipais de Caxias do Sul no período compreendido entre os anos de 1998 a 2012, a partir do rastreamento das práticas produzidas nas vivências dos princípios do Tema Gerador Freireano presentes no planejamento e nas narrativas dos professores da EJA? A narrativa produzida teve como objetivo identificar as culturas de EJA nas Escolas Municipais de Caxias do Sul a partir do entrelaçamento das fontes documentais com as narrativas de seus professores acerca de suas práticas organizadas a partir da Metodologia Dialógica via Tema Gerador Freireano. No estudo, História e cultura foram compreendidas como elementos da vida cotidiana e foram concebidas a partir dos conceitos da História Cultural com as contribuições de Pesavento (2005), Burke (1992), Vidal (2005), Certeau (2012), Chartier (1990) entre outros. Os procedimentos metodológicos para o rastreamento das pistas e para a construção da narrativa histórica envolvem a análise documental combinada com a história oral. Assumiu-se uma atitude detetivesca ao explorar a cultura material das escolas, especificamente as Redes Temáticas construídas e organizadas no processo dialógico inspirado nas produções de Paulo Freire, assim como um olhar atento ao escutar e ler as narrativas daqueles que protagonizaram a história que esta dissertação procurou tematizar: os professores. Neste aspecto, o processo de análise pautou-se na entrevista de uma professora, que enquanto informante, fez ecoar as narrativas que perpassavam os documentos analisados e constitui-se quase que como uma porta-voz de outras vozes. Os dados empíricos construídos e suas respectivas pistas e análises organizam-se em dois aspectos: inicialmente apresentam-se as Redes Temáticas tomando uma delas como exemplo no sentido de compreender as relações que nela se estabelecem. Na sequência, as análises feitas a partir dos Temas Geradores levantados se apresentam. Em um segundo momento abre-se espaço para se tentar compreender algumas marcas deixadas pela proposta implementada no período através das palavras da professora entrevistada. Neste momento, muitas das pistas encontradas no processo de Análise Documental se combinam aos relatos para ilustrar melhor esta trajetória. Duas categorias de análise emergem: “o estudo como premissa para a prática” e “ os embates e contradições vivenciadas entre a teoria e a prática” e, a partir delas, algumas tecituras de que marcas, práticas, ou como a pesquisa vem defendendo, “Culturas de EJA”, são desenhadas.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Escola complementar de Caxias : histórias da primeira instituição pública para formação de professores na cidade de Caxias do Sul (1930-1961)
Bergozza, Roseli Maria (2014-06-03)O presente trabalho tem como propósito pesquisar e analisar a organização e instalação da primeira instituição pública, de caráter oficial, para formação de professores primários, em 1930, na cidade de Caxias do Sul. Escola ... -
Análise financeira, operacional e social do projeto "Sim Caxias" no município de Caxias do Sul
Fortuna, Israel da Silva (2019-12-03)Devido ao crescimento acentuado dos centros urbanos, surgem inúmeras dificuldades para as cidades em diversas áreas como o transporte, trânsito, meio ambiente e principalmente na qualidade de vida das pessoas. O transporte ... -
Memórias de egressas da escola normal Duque de Caxias (Caxias do Sul/RS - 1949/1951) : formação de professores para a prática da higiene
Tonietto, Roberta Angela (2020-11-03)Neste estudo, buscou-se investigar como a temática da higiene era desenvolvida na formação dos professores do Curso Normal que funcionava na Escola Normal Duque de Caxias - Caxias do Sul/RS. A urbanização crescente e a ...