Políticas públicas e educação ambiental : o protagonismo social e a democratização das políticas públicas ambientais
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Data
2014-05-15Autor
Corrêa, Sergionei
Orientador
Lunelli, Carlos Alberto
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A simetria existente entre o caminhar civilizatório e o constitucionalismo demostrou que os
direitos fundamentais não são estanques, pelo contrário, são construídos e agregam valores,
consoante os anseios que emergem do corpo social. O valor democrático rompeu os limites
adstritos aos direitos políticos, ganhou as ruas, tornou-se um poder-dever que os cidadãos
precisam exercitar diariamente e não apenas a cada dois anos. O ativismo contínuo da
sociedade na esfera política é fundamental para a construção de um verdadeiro Estado
democrático de direitos, todavia não prescinde de um processo cognitivo sólido. Nesse
cenário, políticas e programas públicos enraizados em metodologias pedagógicas modernas,
cientes da sistematicidade, complexidade e das interligações existentes entre as condutas dos
seres vivos que compõem a comunidade global são fundamentais. Diante da intrincada e rica
teia da vida é imprescindível ao homem aproximar-se do meio natural, conhecer seus
princípios e aplicá-los às comunidades humanas. Ainda, necessita-se de um processo
educacional enraizado em metodologias voltadas a formar cidadãos conscientes da facticidade
envolta à sociedade contemporânea. Enfim, é através da democratização e qualificação do
processo cognitivo que o cidadão terá as ferramentas para uma atuação ativa e qualitativa em
conjunto com o poder público, estimulando e consolidando a vertente democrática do
ativismo social e materializando a efetividade das normas e programas públicos sociais e
ecológicos.