Mediações culturais e a experiência turística no espaço urbano: formalidades do olhar turístico sobre a cidade de Buenos Aires
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Data
2014-05-19Autor
Gayer, Priscila
Orientador
Santos, Rafael José dos
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Inicialmente, é apresentado um debate sobre as Mediações Culturais e suas implicações nos processos de construção de sentido. Entendido enquanto universos simbólicos que orientam as interpretações e projeções práticas dos sujeitos sobre o mundo que o cerca, o conceito de Mediações Culturais e a reflexão acerca das características da experiência turística vêm a compor os princípios teóricos que permitem pensar: em que medida as representações sociais de atrativo turístico influenciam nos sentidos atribuídos ao local, tanto por aqueles que produzem os produtos turísticos quanto por aqueles que os consomem? Diante dessa problemática, o método da Análise de Discurso é utilizado para desvelar os pilares simbólicos sobre os quais se ergue o conceito de Atrativo Turístico. Nesse processo analítico, a concepção de atratividade do espaço urbano é revelada. Uma concepção que remete a sentidos fluídos, diante dos quais a palavra torna-se insuficiência representativa, solicitando uma narrativa interpretativa alicerçada em outras formas expressivas. Finalizando, assim, com o aporte da antropologia visual e a constituição de uma narrativa imagética sobre a atratividade de Buenos Aires.