A paisagem na Rota Enoturística Vale dos Vinhedos (RS), na perspectiva do visitante
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Data
2014-05-20Autor
Lavandoski, Joice
Orientador
Lanzer, Rosane Maria
Metadata
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O Vale dos Vinhedos, localizado no Rio Grande do Sul, pode ser visto como um destino enoturístico consolidado, mas que pode agregar outros atrativos, mediante o desenvolvimento e o planejamento de atividades relacionadas à sua paisagem, já que o enoturismo não consegue se desenvolver em sua plenitude, se não levar em consideração o valor paisagístico de determinada região. Esse estudo teve como propósito identificar qual a importância da paisagem para quem visita a Rota Enoturística Vale dos Vinhedos. Sendo um estudo de caso exploratório-descritivo, utilizou-se, para a coleta de dados, um instrumento na forma de entrevista semi-estruturada de caráter quali-quantitativo que foi testado e adequado à pesquisa ao longo de três aplicações. A amostragem contemplou 100 (cem) visitantes da Rota Enoturística Vale dos Vinhedos, buscando identificar: o perfil desses visitantes, suas motivações, os atrativos que chamam atenção e sua percepção quanto à paisagem local. A pesquisa revelou que o perfil dos visitantes são pessoas com nível de escolaridade superior, que viajam acompanhados da família e com motivações ligadas ao vinho, pois 70% desses visitam apenas as vinícolas da região. Verifica-se que a paisagem chama muito a atenção do visitante, sendo um fator motivador, relacionado diretamente ao vinho e, em conjunto com ele, traduz a identidade do Vale dos Vinhedos. Os parreirais foram, na percepção da paisagem, o que mais chamou a atenção dos visitantes, representando 40% da amostragem, e esses se referem, a esta paisagem, como sendo natural. Porém, a paisagem da região é culturalmente modificada pela ação do homem, pois a partir da chegada dos imigrantes italianos em 1875, ela vem sendo alterada. Outros elementos que compõem a paisagem, além dos parreirais, e que foram identificados pelos visitantes, compreendem as vinícolas, a vegetação, a arquitetura das casas antigas e, com isso, o modo de vida local. Os resultados evidenciam que a paisagem da região é um fator motivador e, por sua vez, é um atrativo turístico, especialmente pela presença dos parreirais no design paisagístico local. Identifica-se que os atrativos turísticos ligados a uva e ao vinho podem ser melhor explorados a fim de incrementar a oferta turística, havendo uma melhor integração da paisagem como recurso turístico e, conseqüentemente, contribuindo para sua preservação.