• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ilhas interdisciplinares de racionalidade : uma proposta para o estudo da importância da água

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Fabiana Martins Fernandes.pdf (5.247Mb)
Data
2017-08-28
Autor
Fernandes, Fabiana Martins
Orientador
Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de promover a ocorrência de uma aprendizagem significativa e a alfabetização científica e tecnológica (ACT) de estudantes de Ensino Fundamental, no contexto da Educação Ambiental, por meio da construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) com o tema “a importância da água”. Esta proposta buscou promover os atributos da ACT (a autonomia, a comunicação e o domínio sobre o tema) nos estudantes por meio de práticas interdisciplinares voltadas para a preservação da água. Buscou também, analisar os conhecimentos prévios dos estudantes, quanto à relevância das questões ambientais no contexto escolar. A metodologia IIR foi desenvolvida com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. A pesquisa desenvolvida neste trabalho realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa; de natureza aplicada; descritiva, quanto aos objetivos; participante, quanto aos procedimentos. A construção da IIR promoveu a interação entre os estudantes por meio de atividades interdisciplinares em pequenos grupos, motivando-os a investigar sobre a temática água, e a compartilhar com seus colegas de equipe. A avaliação da IIR foi realizada por meio de avaliações diagnósticas, práticas experimentais e ações coletivas que foram compartilhadas com os demais estudantes da escola e a comunidade escolar. Durante a construção da IIR, e nas produções dos estudantes, foi possível observar o desenvolvimento da autonomia e um aprimoramento nos seus processos de comunicação, bem como uma melhor compreensão da importância da preservação da água. Também foi possível observar que os estudantes tornaram-se mais ativos no processo de ensino e aprendizagem, conseguindo apropriar-se dos conteúdos relacionados ao tema “a importância da água” de maneira interdisciplinar. Finalmente, pode-se afirmar que a pesquisa realizada neste trabalho é a primeira que utiliza a metodologia IIR no Ensino Fundamental abordando um tema relacionado à “água”.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3121
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV