• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Gestão ambiental : percepção dos docentes, discentes e coordenadores das instituições de ensino superior - COMUNG

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Rejane Remussi.pdf (1.531Mb)
Data
2017-09-21
Autor
Remussi, Rejane
Orientador
Motta, Marta Elisete Ventura da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O desenvolvimento da consciência ecológica, em diferentes camadas e setores da sociedade mundial envolve o setor da educação, necessitando mudanças quanto ao conceito de gestão ambiental. A crise ambiental global sinaliza a necessidade de mudanças por intermédio do conhecimento, uma vez que as instituições comprometidas com a educação são responsáveis pela formação de profissionais que integrarão a sociedade e contribuirão para seu desenvolvimento socioeconômico, com a criação de novos conceitos referente às questões ambientais. A pesquisa realizada teve como objetivo identificar a importância atribuída à gestão e a sustentabilidade ambiental junto a discentes, docentes e coordenadores dos cursos de Administração nas Instituições de Ensino Superior pertencentes ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). A metodologia utilizada foi quantitativa descritiva, em duas etapas, com a aplicação de questionário aos coordenadores dos cursos de Administração e professores titulares das disciplinas. Na segunda etapa foi aplicado um questionário estruturado através de uma escala Likert aos discentes regularmente matriculados nas disciplinas que contemplassem a referida temática, totalizando 184 alunos. Como resultado da pesquisa alusiva aos coordenadores e professores observou-se que há o entendimento quanto ao comprometimento dos mesmos referente a importância atribuída a questão ambiental nos cursos de Administração e a inclusão destas disciplinas nas grades curriculares. Observou-se o engajamento destes em projetos que tratam de assuntos ambientais em diversas áreas. Quanto aos discentes pode-se perceber diferenças entre os construtos Importância, Intenção e Satisfação. Sendo a Satisfação a que apresentou diferenças significativas, (0,005), possibilitando concluir que o porte da Instituição de Ensino Superior é o fator de diferenciação, situação que não ocorre nos construtos Importância e Intenção, que apresentaram correlação moderada (0,494).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3174
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV