Aprendizagem individual e grupal em serviços empresariais intensivos em conhecimento : um estudo de casos múltiplos
Visualizar/ Abrir
Data
2017-09-22Autor
Seben, Patrícia Saraiva
Orientador
Larentis, Fabiano
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação analisou a contribuição da interação entre a aprendizagem individual e aprendizagem grupal para as mudanças nos resultados de aprendizagem organizacional dos agentes nos KIBS em quatro equipes do projeto Negócio a Negócio de IES do estado do RS. Na busca de responder ao problema de pesquisa e a consecução do objetivo proposto, foi realizada pesquisa de natureza qualitativa, caráter exploratório e descritivo, cuja estratégia de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos, como técnicas de coleta de dados, utilizaram-se entrevistas em profundidade, observação direta e análise documental. Os agentes, sua coordenação e equipe foram entrevistados até haver saturação teórica. A análise de resultados foi feita por categorização a posteriori através do software NVIVO. A partir disso, foram identificadas as categorias da aprendizagem individual: experiência anterior; aprendizado formal; aprendizado com outros; aprendizado com empresários; busca; análise; reflexão; e experimentação. Foram identificadas características individuais facilitadoras da aprendizagem grupal que por sua vez tem base na interação e compartilhamento, da qual emergiram situações formais e informais. Como resultados, o desenvolvimento do agente percebido por sua mudança de comportamento; desenvolvimento de competências e construção de relacionamentos. Ao final, são apresentadas contribuições para prática organizacional, limitações do estudo e sugestões para estudos futuros.