Relação entre inteligência competitiva, cultura da informação, aprendizagem organizacional e desempenho no setor vitivinícola da Serra Gaúcha
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Data
2017-09-29Autor
Lima, Juliano Uecker de
Orientador
Fachinelli, Ana Cristina
Metadata
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A inteligência competitiva é reconhecida como um processo sistemático, composto de fases inter-relacionadas que visam a análise de dados e informações, para suportar tomadas de decisões estratégicas. Contudo, a utilização dos resultados gerados pela inteligência competitiva está associado à cultura da informação, ligada aos valores, normas e atitudes com relação à informação e à aprendizagem organizacional. Esse conjunto de variáveis pode estar relacionado ao desempenho das organizações que atentam para o processo de inteligência competitiva. Dado ao evidente relacionamento destes constructos, a presente dissertação possui o objetivo de analisar a relação entre a inteligência competitiva, a cultura da informação, a aprendizagem organizacional e o sua influência no desempenho em empresas do setor vitivinícola. A pesquisa foi realizada com uma abordagem quantitativa, natureza aplicada e com objetivos descritivos, junto às empresas vitivinícolas localizadas nos municípios da Serra Gaúcha. O procedimento adotado foi o levantamento do tipo survey, por meio de instrumento de pesquisa de escalas validadas em estudos anteriores. Os resultados indicaram a existência da relação entre a inteligência competitiva, cultura da informação, aprendizagem organizacional e desempenho, no entanto, atitudes e comportamentos relacionados a consciência da inteligência competitiva, com vistas a promover um ambiente e processos propícios ao desenvolvimento da aprendizagem, servirão suporte ao processo de inteligência competitiva e, consequentemente, na melhora do desempenho da empresa.