Um estudo sobre as formas da avaliação da inovação e os critérios de avaliação dos prêmios de inovação
Visualizar/ Abrir
Data
2014-05-21Autor
Garcia, Fernando Jarrais
Orientador
Costa, Carlos Alberto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A inovação é apontada como uma das principais alternativas para o ganho e a manutenção da competitividade das organizações. Inovar passou a ser uma das mais importantes alternativas para as empresas se manterem competitivas e, cada vez mais, têm optado por estratégias centradas na inovação ou relacionando-a com seu posicionamento competitivo. Envolvida com a identificação das empresas inovadoras, esta pesquisa busca identificar em que medida os critérios de julgamento dos prêmios de inovação estão apoiados na literatura acadêmica sobre o assunto para poderem servir como meio de identificação das empresas inovadoras. É a partir dos conceitos de criatividade, invenção e inovação que a pesquisa começa a ser desenvolvida. Ao longo da mesma são apresentadas as definições e caracterizações da inovação. Um tópico especial é dedicado à questão da difusão dentro do processo de inovação. Os modelos que identificam as formas de inovação, os quais guardam entre si uma certa cronologia, e que vão se mostrando mais complexos, completos e detalhados com o tempo, são estudados para a constituição de um dos referenciais teóricos da pesquisa. Os modelos das formas ou dimensões da inovação de Schumpeter, Berreyre, Manual de Oslo, Pintec e do Radar da Inovação, juntamente com duas das principais características da inovação invenção e difusão, formam dois dos três referenciais utilizados na análise dos critérios de avaliação da inovação nas empresas. O terceiro referencial é constituído a partir da análise dos critérios de julgamento de trinta e cinco prêmios para inovação das mais variadas categorias profissionais, entidades, segmentos econômicos, locais etc. O conjunto critérios de julgamento destes prêmios forneceu os dados para uma análise quantitativa dos mesmos. Foi desenvolvido um estudo de caso sobre o principal prêmio brasileiro de inovação: o prêmio FINEP de Inovação Tecnológica. Para a análise do prêmio FINEP foram utilizados os mesmos critérios e referenciais utilizados para o conjunto dos trinta e cinco prêmios de inovação anteriormente mencionados. O trabalho mostrou que nem sempre as características/atributos da inovação são considerados nas avaliações. Ao avaliar as dimensões da inovação ficou evidente que apenas uma pequena parte das doze dimensões mapeadas foi considerada nas avaliações. Ao prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, principal prêmio de inovação brasileiro, foi dedicada uma análise particular.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Atuação do SENAI-RS através dos Institutos de Tecnologia e Inovação na estratégia de promover a pesquisa aplicada, a tecnologia e a inovação como ferramentas para tornar a indústria mais competitiva
Dallarosa, Laís (2020-12-12)O Brasil iniciou sua industrialização por volta de 1880, bem depois da primeira revolução industrial que ocorreu na Inglaterra. Ao longo do tempo a indústria brasileira foi se desenvolvendo, mesmo com suas limitações. Uma ... -
Inovação na atenção primária à saúde : um estudo de caso no município de Marau - RS
Silva, José Pretto da (2014-11-12)A inovação e a geração de conhecimento são objeto de estudo em todos os setores da economia, dentre estes, o da saúde. Neste sentido, esta dissertação de mestrado buscou identificar as inovações na Atenção Primária à Saúde ... -
Inovação : estudo de caso em uma encarroçadora de ônibus de Caxias do Sul
Rodrigues, Edvania Rocha (2015-10-05)Com a crescente globalização de mercados e o aumento gradativo da concorrência, a inovação pode propiciar às organizações resultados positivos tais como rentabilidade e a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre ...