Turismo, hospitalidade e amorosidade : os sujeitos-devotos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará
Visualizar/ Abrir
Data
2017-11-30Autor
Lima, Renato dos Santos
Orientador
Baptista, Maria Luiza Cardinale
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação tem como objetivo identificar as marcas de hospitalidade e amorosidade nas relações dos sujeitos-devotos do Círio de Nazaré, e sua vinculação com o turismo em Belém do Pará. Em termos teóricos, a pesquisa se fundamenta em quatros trilhas investigativas: Turismo, Hospitalidade, Amorosidade e Religiosidade. Como orientação metodológica, tem-se a perspectiva qualitativa e exploratória, com uso da estratégia metodológica da Cartografia de Saberes, que envolve práticas investigativas contemporâneas, com abordagem transdisciplinar e, portanto, estratégicas para a pesquisa em Turismo. A parte de campo, envolvendo os sujeitos-devotos, ocorreu na 223ª edição da Festividade Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que se realizou em Belém do Pará, no ano de 2016. Como marcas de hospitalidade e amorosidade, pode-se destacar: o reconhecimento da importância de conviver com a diferença, pela multiplicidade de sujeitos que participam do evento; a referência ao sentimento de irmandade e de relações familiares, na vinculação com a Nossa Senhora; o caráter plural do evento, que foi se complexificando, ao longo da história, de tal modo a abrir espaço para que todos os interessados, independentemente de condições e características, possam manifestar-se, a sua maneira; o reconhecimento da transformação da cidade, de uma energia que altera Belém e cria um campo energético que envolve a todos os que por ali transitam no período; a própria alusão ao Natal parece sinalizar o reconhecimento de um amor intrínseco ao processo, que também pode ser lido como devoção.