• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A desconstituição de um mito por meio da produção de vídeo : o caso de Arquimedes

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Nasser Meneghetti Lanza.pdf (1.246Mb)
Data
2018-02-15
Autor
Lanza, Nasser Meneghetti
Orientador
Mesquita, Alexandre
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir, utilizando o recurso da produção de vídeo, a forma como Arquimedes teria resolvido o problema da coroa do rei Hierão, abordando a solução apontada por Galileu, propondo a discussão acerca do tema e buscando uma resolução não única e estanque na linha da proposta de aprendizagem significativa de Ausubel. Com a crítica de Galileu, traduzida por citações de alguns autores, elenca-se uma série de elementos de oposição à história contada nos livros didáticos, indicando um viés de solução por meio das medidas de pesos e não de volumes. Como produto do trabalho, propõe-se mostrar uma alternativa pedagógica através de um filme produzido por alunos e ex-alunos da terceira série do Ensino Médio Politécnico, a respeito desse tema, se valendo da visão de medidas de pesos e não de volumes como colocados nos livros didáticos, procurando um enlace conceitual e histórico da Ciência. Os alunos escreveram, ao final do filme, um texto expressando o poder desse recurso didático, os sentimentos acerca de atuar e os elementos marcantes dessa produção. Após a produção do filme, o mesmo foi apresentado a uma turma de segunda série do Ensino Médio, através de procedimento metodológico calcado no citado escopo teórico da aprendizagem significativa. Foi realizada com esses alunos uma análise qualitativa através de Mapas Conceituais, na busca de subsunçores, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Ao final, os resultados mostraram mudança na ideia do método utilizado por Arquimedes através dos Mapas Conceituais e textos construídos pelos alunos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3451
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV