Livro de poesia no Ensino Médio : possibilidade de interação
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Data
2018-02-23Autor
Dalenogare, Rosana Andres
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
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Esta investigação objetiva analisar possibilidades de interação entre a poesia e os prováveis destinatários - estudantes matriculados no Ensino Médio -, a partir do estudo da antologia Poesia faz pensar, pertencente ao acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola – Ensino Médio (PNBE 2013). A pesquisa concebe a educação como processo contínuo, que ocorre por meio das relações entre o ser e o mundo e que auxilia na humanização do indivíduo (FREIRE, 1987) e a Literatura como direito humano, que pode contribuir para a autonomia, ao propiciar a reflexão do leitor sobre sua condição a partir da possibilidade de acessar e viver outras realidades por meio da leitura literária (CANDIDO, 2011). A metodologia empregada, pesquisa bibliográfica e analítica, analisa paratextos (GENETTE, 2009) da obra selecionada e seis poesias integrantes da antologia, respeitando, predominantemente, os períodos literários, autores e temas dos poemas. A investigação busca destacar as potencialidades da poesia para a formação humana do leitor e, como resultados, percebemos que cada poesia possui características singulares, seja na estrutura, no modo de abordar a temática eleita, ou na historicidade que ao ser estudada, ao lado de outros aspectos, pode contribuir na formação de sujeitos conhecedores de suas culturas e que pensem de forma autônoma, guiados por suas experiências e senso crítico. Ao concluir a dissertação, as reflexões geradas pela análise indicam que a seleção de poesias da obra contempla variedade de temas que propiciam a reflexão sobre diversos assuntos do cotidiano e que essa reflexão pode ser mediada pelos elementos paratextuais presentes no exemplar associados a presença do professor. Em síntese, o leitor do Ensino Médio pode ter na antologia de poesia um auxílio em sua formação humana.