Mercados de conhecimento e negócios tradicionais: um modelo de desenvolvimento baseado em conhecimento para a indústria de manufatura
Fecha
2018-05-10Autor
Nesello, Priscila
Orientador
Fachinelli, Ana Cristina
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O conceito fundamental da economia do conhecimento diz respeito à troca de produtos e serviços baseados no conhecimento. Nesse contexto e numa perspectiva de mercado, o conhecimento pode ser considerado um recurso cujo valor advém de mecanismos tradicionais de mercado, como é o caso da propriedade intelectual, ou na perspectiva do conhecimento como um bem público, aberto e circulante e que pode, portanto, ser livremente compartilhado em mercados de conhecimento. Essa abordagem assume que produtos ou serviços baseados no conhecimento estão disponíveis para distribuição, que alguém quer usá-los, e que o foco do mercado é conectar os dois. O objetivo dessa tese é propor um modelo de desenvolvimento baseado em conhecimento, a partir de mercados de conhecimento, para a geração de inovação aberta nas organizações tradicionais de manufatura. Nesse sentido, essa tese se desenvolve no contexto de mercados de conhecimento, e se apoia na teoria do Desenvolvimento Baseado em Conhecimento. O método utilizado foi composto de duas etapas: (1) Estudo exploratório qualitativo com organizações tradicionais de manufatura; (2) Método Delphi, com participação de especialistas em Desenvolvimento Baseado em Conhecimento de diferentes países. Os resultados obtidos fundamentaram a proposição de um modelo construído em uma perspectiva de processo de produção de conhecimento e fluxo de valor, no qual foram articulados os elementos habilitadores, entradas, direcionadores, catalisadores e saídas. A geração de novos conhecimentos torna o modelo cíclico e incremental. A inovação aberta apresenta-se como um catalisador, que ao formalizar a colaboração, potencializa as transferências de conhecimento, proporcionando a geração de novos conhecimentos. O estudo contribuiu para a teoria ao aproximar a visão de negócios tradicionais e baseados em conhecimento e a orientação para a informação; esclarecer a relação entre grau de abertura da inovação, complexidade do projeto e competências internas; reconhecer a importância das plataformas no contexto de mercados de conhecimento; entender o processo de produção de conhecimento como sendo cíclico e incremental, por meio da aprendizagem e da reputação; e, promover o avanço da pesquisa em DBC no contexto organizacional. O estudo evidenciou também o desequilíbrio existente entre as práticas de TI, gestão da informação e comportamento e valores das pessoas para o uso da informação; clarificou a importância dos capitais de conhecimento para as organizações tradicionais, no sentido de proporcionar diferenciação de mercado; posicionou a inovação aberta como um catalisador, no contexto da criação de novos produtos/serviços baseados em conhecimento; ressaltou a importância do desenvolvimento e adesão das organizações tradicionais a plataformas colaborativas que possam aproximar os atores em mercados de conhecimento; e, endereçou formas de reposicionar o capital financeiro como um meio, não como um fim, por meio do modelo de DBC desenvolvido.