Sustentabilidade social como resultado da inovação social corporativa: análise a partir de práticas sociais realizadas por organizações do setor privado
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Data
2018-05-15Autor
Costa, Luana Folchini da
Orientador
Dorion, Eric Charles Henri
Metadata
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O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas sociais em organizações do setor privado e sua aproximação com as expectativas e resultados da sustentabilidade social, a partir das dimensões da inovação social. Para tal, realizou-se um estudo de casos múltiplos, com objetivo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, sobre práticas sociais implementadas em três empresas brasileiras localizadas no Rio Grande do Sul. As empresas selecionadas desenvolvem ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e à mudança social nas comunidades em que atuam, tendo em vista alguns desafios sociais. O processo de coleta de dados pautou-se tanto na pesquisa documental de fontes secundárias disponibilizadas pelas organizações estudadas, como na coleta de dados primários, através de observação direta e entrevistas semiestruturadas junto aos atores sociais identificados, em cada organização, como os responsáveis pela implementação e continuidade das práticas selecionadas. Todos os dados foram submetidos à triangulação, tendo em vista a qualidade do estudo. Após revisar a literatura, tendo por base as temáticas da inovação e da sustentabilidade em suas dimensões sociais aplicadas a organizações, foram destacados os objetivos e as expectativas que permitem analisar a presença de sustentabilidade social e os fatores indicativos de inovação social, com base nas suas dimensões. Os casos foram avaliados isoladamente e, posteriormente, foi feita a análise intercaso, a qual permitiu ponderar as semelhanças e divergências de cada organização, com base nas categorias de análise elencadas. Assim, foi possível inferir sobre a ocorrência da inovação social no contexto corporativo. A partir dos resultados do estudo foram elencados os fatores que caracterizam inovações sociais com base nas suas dimensões: objetivos e motivações, atores, processo de implementação e resultados obtidos. Os dados apontaram para a necessidade primordial de relacionar a inovação social aos objetivos e estratégias da organização, considerando que, a partir disto, sua prática social poderá ser legitimada. Também se verificou que, para serem consideradas como tal, as mudanças sociais resultantes da prática organizacional deverão conduzir a comunidade à autonomia e ao empoderamento, a fim de que sigam operando de forma sustentável sem a tutela da organização. A prática da inovação social corporativa é parte de um processo de mudança cultural e é frequentemente legitimada em modelos de negócios sociais, ainda que praticados por organizações com fins lucrativos. Ainda, considerando as dimensões e princípios da sustentabilidade social, confirma-se que a existência da inovação social corporativa é requisito para que se possa atuar em prol da sustentabilidade social, com base no que, de fato, pressupõe ser sustentável.