Sentidos e saberes da escola rural no Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves/RS - (1928-1958).
Visualizar/ Abrir
Data
2018-05-17Autor
Olivo, Gleison
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação se insere na área de História da Educação e objetiva analisar e compreender o processo de constituição dos saberes e dos sentidos escolas rurais do Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves / RS, entre os anos de 1928 a 1958. Estas escolas têm sua gênese ainda no berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul, ao final do século XIX sendo, por isso, caracterizadas por uma cultura escolar marcada por processos identitários étnicos italianos. A pesquisa teve como recorte temporal o ano de 1928 a 1958. A narrativa construída teve como objetivo analisar as práticas e os processos que constituíram ou influenciaram os saberes e os sentidos circundantes na escola rural. A investigação assentouse na apropriação metodológica da análise documental histórica e de forma predominante, destaca-se o uso da História Oral. Tais empirias foram compreendidas a partir da História Cultural de forma ampla, plural e dinâmica, cercadas de representações e especificidades, fundamentadas principalmente nos teóricos Burke (2008), Chartier (2002), Certeau (1994). No primeiro capítulo, está a contextualização do locus em que decorre a pesquisa. O segundo é apresentado os saberes que circularam nas escolas rurais e, por último, são apresentados os sentidos que antigos alunos e professores representaram sobre o processo de escolarização vivido no Vale dos Vinhedos. As marcas da etnicidade italiana foram percebidas como aspectos influenciadores dos saberes vivenciados no meio escolar e das representações de sentidos construídos sobre as suas escolas rurais. A análise da pesquisa demonstrou que os Saberes das escolas rurais do Vale dos Vinhedos, contemplavam um conjunto de práticas em que a dinâmica escolar não era permeada somente por saberes ditos científicos, mas também por aspectos do cotidiano e da cultura social. Os ditos saberes científicos estavam fundamentados inicialmente em conteúdos pedagógicos voltados a dimensão italiana, por conta dos manuais escolares serem ofertados e produzidos pelo governo italiano. Depois disso, percebeu-se que o domínio da leitura, da escrita e o domínio das operações básicas da matemática, tornaram-se os saberes científicos fundamentais a serem aprendidos no meio escolar. Os saberes culturais, entendidos como o conjunto de hábitos e tradições populares, como a formação religiosa, moral e cívica, os processos identitários étnicos italiano, uso do dialeto entre outras práticas herdadas da tradição italiana, constituíram o conjunto dos saberes vivenciados nestas escolas rurais. Tal pesquisa pôde evidenciar ainda que os Sentidos que tangenciaram a escola rural, em algumas práticas escolares, estavam ligados numa estreita relação com a comunidade rural. Além disso, a escola é representada pela comunidade com a função social de formação identitária dos sujeitos. A autoridade também foi outro sentido representado à escola. Nela, depositava-se a autoridade como um espaço legitimado para a formação moral, social e religiosa dos sujeitos, sendo a figura do professor percebida de forma hierarquizada. E, por fim, a pesquisa revela a escola com o sentido de “progresso”, em que se acreditava que a escola tinha a função de colaborar no desenvolvimento pessoal e social dos sujeitos.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
A toponímia em Bento Gonçalves : um estudo interdisciplinar sobre os bairros da cidade
Misturini, Bruno (2015-02-09)O presente trabalho visa a estudar a motivação e a classificação dos nomes dos bairros da cidade de Bento Gonçalves, localizada na Região de Colonização Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul. O corpus da pesquisa foi ... -
A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves : um olhar sobre a mediação docente
Accorsi, Maria Isabel (2016-09-21)Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual (DI) na Educação Superior Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio ... -
Gostos, aromas e sabores : memórias e turismo gastronômico em Bento Gonçalves
Nardin, Caroline Rigo (2016-02-19)A alimentação é uma das expressões mais sensíveis da cultura, com seus sabores e aromas, pois toca nas sensibilidades e nos estranhamentos das pessoas perante culinárias específicas. Assim, as receitas evocam memórias, ...