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Laguna como destino turístico: o pensar dos residentes

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Ver/
Dissertacao Sandra Dallagnol.pdf (2.725Mb)
Fecha
2014-05-23
Autor
Dall'Agnol, Sandra
Orientador
Gastal, Susana de Araújo
Metadatos
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Resumen
As análises, estudos e pesquisas realizadas nas últimas décadas tem enfatizado que são ocasionados efeitos negativos e positivos nas populações receptoras em conseqüência das viagens e do Turismo. A consulta na literatura especializada revelou a existência de impactos relacionados com o desenvolvimento turístico, a interação entre turista-residente e outras influências derivadas. Tendo em vista que os residentes de destinos turísticos geralmente não são consultados quando o Turismo começa a se desenvolver em sua localidade, este estudo teve por objetivo pesquisar em três bairros de Laguna/SC Mar Grosso, Magalhães e Centro a atitude dos moradores em relação aos impactos do Turismo. A Psicologia Social e o uso do instrumento proposto por Molero e Cuadrado (2006) permitiram coletar os dados para análise da atitude dos moradores locais sobre os impactos do Turismo nessa localidade. Os resultados apresentaram que os impactos positivos do Turismo estão relacionados com novas oportunidades de emprego, novas infra-estruturas e do conseqüente ingresso do dinheiro proveniente dos gastos dos turistas. Entre os moradores mais jovens, entre aqueles que trabalham e entre os que dependem economicamente do Turismo, os impactos sobre a vida cotidiana e a importância percebida do Turismo revelaram uma atitude positiva. Os residentes mais antigos, aqueles que não trabalham e os não dependem economicamente da atividade apresentaram as atitudes mais negativas, apresentando certo descontentamento relacionado a atividade turística e aos impactos negativos abordados no instrumento aplicado. Por fim, a atitude global foi positiva (+1,45), equilibrando os efeitos positivos e negativos trazidos pelo desenvolvimento do Turismo na localidade de Laguna/SC.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/398
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [192]

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