A gamificação como estratégia pedagógica : estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem
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Data
2014-05-30Autor
Fardo, Marcelo Luís
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
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O problema que norteia esta pesquisa é investigar quais as
potencialidades que a gamificação pode desencadear quando aplicada em
processos de ensino e aprendizagem. A partir dessa investigação são pensados
alguns indicadores para estratégias pedagógicas que possam atender algumas
demandas da cultura digital em ambientes de aprendizagem. Para cumprir com essa
proposta, optou-se por conduzir uma pesquisa bibliográfica, a fim de realizar um
diálogo entre as referências consultadas e os argumentos deste pesquisador, pois
trata-se de um fenômeno bastante recente, que ainda não possui bases acadêmicas.
Primeiramente, foi necessário conceituar e definir o fenômeno emergente da
gamificação a partir de publicações recentes, e ainda escassas, disponíveis. Para
isso, analisou-se os games como sistemas complexos, decompostos em elementos
inter-relacionados. Após, foi descrita e analisada uma experiência de utilização da
gamificação em um ambiente de aprendizagem a partir de um relato elaborado e
documentado por um professor norte-americano. Para analisar esse relato, e
também o fenômeno da gamificação, foram utilizados pressupostos da perspectiva
sócio-histórica e dos estudos de Vygotsky sobre o processo de ensino e
aprendizagem relacionados ao conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal.
Depois, foram construídos argumentos para explicar o surgimento da gamificação e
justificar a possibilidade de sua utilização no contexto dos indivíduos inseridos na
cultura digital. Por fim, foram elencados alguns indicadores para orientar possíveis
estratégias pedagógicas a partir de proposições da gamificação, com o intuito de
potencializar processos de ensino e aprendizagem envolvidos nessas estratégias.