Contribuições da revista ciência hoje das crianças para o letramento
Visualizar/ Abrir
Data
2014-05-30Autor
Carlotto, Odila Bondam
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os resultados do desempenho dos alunos nas avaliações brasileiras denotam pouca
desenvoltura em leitura e suas interfaces. Por esta razão, estudos que contribuam para a
efetividade de processos leitores que visem a letrar são desafiadores e necessários para mudar
o quadro escolar do país. Assim, apresente pesquisa tem como foco a revista Ciência Hoje das
crianças como produto cultural destinado à infância, buscando sua contribuição no letramento.
A revista é disponibilizada às bibliotecas das escolas públicas brasileiras pelo Programa
Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), facilitando o acesso do material às crianças. O
objetivo deste estudo é a partir da análise da interação de 10 crianças com a revista, a
discussão sobre o seguinte problema: “Quais as contribuições da revista Ciência Hoje das
crianças para o letramento infantil?” De posse destas informações, o estudo apresenta
propostas de leitura com textos escolhidos pelas crianças. A pesquisa foi realizada em duas
Escolas Públicas (uma da Rede Municipal e outra da Estadual), tendo como critério de seleção
a taxa de fluxo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e ainda a localização
dessas escolas. A metodologia da pesquisa tem o enfoque qualitativo, observando aspectos
individuais da intervenção. Como base teórica, foram utilizados autores como Dewey (2007),
Adorno (2000) e Larrosa (2002), para construir o conceito de educação; Vigotski (1989,
2007), Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Fontana, Paviani e Pressanto (2009), e Kaufman
(1995) para discutir linguagem e aprendizagem e analisar as escolhas textuais realizadas pelas
crianças quando da intervenção; e Soares (2003, 2004), Kleiman (1995, 2005) e Rojo (2004),
para auxiliar no pensar acerca do letramento e as implicações na educação escolar. A
investigação obteve, como resultado, a constatação de que há uma interação positiva entre as
crianças com a revista Ciência Hoje das Crianças, tanto pela diversidade de assuntos
veiculados quanto pela forma didatizada com que os conteúdos chegam ao leitor. O caráter
híbrido de linguagem e a forma com que esse suporte disponibiliza os conteúdos são fatores
preponderantes no processo de significação da criança leitora com a revista, concluindo-se
que este produto cultural traz possibilidades para o letramento. Essa dissertação está inserida
no projeto PNBE 2010: leituras possíveis, pertencente à Linha de Pesquisa Educação,
Linguagem e Tecnologia.