História do Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1936-1971)
Fecha
2014-05-30Autor
Paz, Valéria Alves
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho teve como propósito pesquisar, analisar e compreender o processo
histórico do Colégio São Carlos, criado pela Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo
– Scalabrinianas, em 1936, em Caxias do Sul. Pensando nas culturas escolares dessa
instituição, busquei construir uma narrativa histórica que contemplou o seu cotidiano:
sujeitos, práticas, espaços e tempos vividos no Colégio São Carlos. O estudo baseou-se nos
pressupostos teóricos da História Cultural. As fontes utilizadas foram os documentos escritos
(relatórios, projetos, orientações didáticas, movimento escolar, etc.) e fotográficos produzidos
e arquivados pela instituição, bem como os documentos do Arquivo Histórico Municipal João
Spadari Adami. Assim, busquei interpretar de maneira menos homogeneizante o universo da
escola, desenvolvendo uma visão mais ampla em relação às práticas escolares através da
valorização das ações cotidianas, dos profissionais, de sua trajetória, além de questões de
gênero. O texto foi organizado em quatro capítulos: as considerações iniciais com uma breve
ênfase de como foi o processo da pesquisa; no capítulo 2, o contexto histórico das décadas de
1930 a 1970, de Caxias do Sul, retratando o papel da mulher na sociedade caxiense, sua
educação e a formação da Congregação Scalabriniana. No capítulo 3 analisei de que forma
essa congregação se estruturou em Caxias do Sul e suas atividades educacionais com a
criação do Colégio São Carlos. Por fim, no capítulo 4, abordei as práticas escolares da
instituição em relação aos seus discentes, os rituais e as rotinas. Nas considerações finais,
concluo afirmando a importância do papel da mulher e seu processo educativo através da
atuação da congregação carlista. Disseminando uma visão de pureza da mulher, as Irmãs
preconizaram a educação das moças proporcionando conhecimentos através de vários cursos
oferecidos pelo colégio. Atuaram educando essas moças, considerando o que a Igreja
almejava como ideal para a mulher. Assim, foi de grande êxito o trabalho do Colégio na
educação da mulher caxiense, mas não apenas. Ao narrar a história dessa instituição contribuí
para pensar a educação em Caxias do Sul e no Rio Grande do Sul, a escolarização feminina, a
contribuição e as interfaces entre escola e Igreja, entre outros aspectos, em perspectiva
histórica.