Educação e linguagem : a descrição semântico-argumentativa e a compreensão leitora de enunciados de exercícios
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Data
2014-05-30Autor
Kullmann, Niuana
Orientador
Azevedo, Tânia Maris de
Metadata
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Esta dissertação é fruto de uma pesquisa em que busquei verificar de que forma a descrição da
argumentação interna de verbos que encabeçam enunciados de atividades didáticas pode
contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos de 5ª série/6º ano do
Ensino Fundamental. O interesse por realizar tal investigação surgiu das experiências vividas
como docente no que diz respeito às dificuldades de compreensão leitora manifestadas pelos
alunos. Para levar a cabo tal descrição, vali-me da Teoria dos Blocos Semânticos, integrante
da Teoria da Argumentação na Língua, proposta por Oswald Ducrot e desenvolvida,
atualmente, em parceria com Marion Carel. O conceito de argumentação interna foi aplicado
à descrição do sentido de verbos que constituem enunciados de atividades didáticas e,
posteriormente, aos verbos utilizados pelos alunos, sujeitos da pesquisa, para responder às
perguntas que formaram o instrumento de construção de dados. As referidas perguntas
solicitavam aos estudantes que explicitassem sua compreensão sobre o sentido assumido por
determinados verbos nos enunciados em que estivessem inseridos. A partir das respostas, foi
possível validar a hipótese de que grande parte das respostas dadas pelos alunos não
corresponde ao sentido dos verbos selecionados descrito pela argumentação interna, o que
pode evidenciar, no mínimo, a dificuldade de compreensão desses verbos e, como
consequência, do enunciado das atividades. As análises feitas visaram a explicitar se e como a
Teoria da Argumentação na Língua pode favorecer a formação de leitores, de discursos
escritos em língua materna, autônomos e proficientes.