Ética e corpo na formação docente em educação física
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Data
2014-06-02Autor
Brum, Lisiane Reis
Orientador
Kuiava, Evaldo Antônio
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A ética, enquanto reflexão filosófica sobre os valores que o ser humano adota e sobre o sentido das ações que pratica, é essencial na formação de professores de Educação Física, especialmente por desenvolverem uma prática docente direcionada para o corpo e o movimento do ser humano. O corpo, na Educação Física, pode ser entendido à luz de múltiplos sentidos; no entanto, para que a prática pedagógica desse professor venha ao encontro de uma educação voltada para a totalidade do ser humano, como forma de expressão e comunicação física, psíquica, emocional e social, entende-se que a formação docente em Educação Física necessita constantemente de atenção, quanto aos aspectos voltados às implicações éticas e pedagógicas na prática docente com o corpo do outro, tendo em vista a complexidade existente nas diferentes dimensões que caracterizam o corpo humano. Na perspectiva da formação de professores preocupados em auxiliar na reflexão sobre ética, corpo e educação, acredita-se que o espaço acadêmico é o percurso pelo qual é possível oportunizar ao estudante de licenciatura em Educação Física o debate a essas questões, visto que a formação docente está estreitamente ligada ao entendimento de todo o processo de aprendizagem e da função do professor nesse processo. Esta pesquisa investigou como o curso Licenciatura em Educação Física de uma instituição particular tem contribuído para a formação da atitude ética de seus estudantes, na prática docente com o corpo do outro, tendo em vista que um olhar específico sobre as atitudes em relação ao outro, e sobre os valores atribuídos ao corpo humano, pode apresentar uma relação direta com a formação ética de cada um. Este estudo está situado na linha de pesquisa da História e Filosofia da Educação e vinculado ao Projeto Ética na Formação de Professores, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. A fim de proporcionar elementos que permitissem responder ao objetivo do estudo, foram analisados os conceitos de ética e corpo mediante revisão da literatura referenciada pelas ideias dos filósofos Aristóteles e Merleau-Ponty. O estudo se caracteriza como analítico-descritivo, de cunho qualitativo. O instrumento utilizado para coleta das informações foi a entrevista semiestruturada, cuja amostra foi composta por nove professores universitários e treze estudantes do curso Licenciatura em Educação Física. Buscou-se verificar a percepção dos entrevistados em relação à ética, ao corpo, às atitudes éticas dos professores universitários e sua influência na formação de uma conduta ética. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise textual discursiva proposta por Moraes (2007). O estudo está dividido em uma parte introdutória, um capítulo referente à ética e ao corpo; outro sobre a trajetória metodológica e um capítulo final com a análise e interpretação das informações, além das considerações finais sobre a pesquisa. Constatou-se que estudantes e professores universitários são unânimes quanto ao reconhecimento da importância da ética para o convívio harmonioso entre os seres humanos, cujo termo é percebido pela maioria como sinônimo de moral e conduzido à questão da ação propriamente dita. O corpo é percebido pelos professores como totalidade física, emocional e social; no entanto, alguns estudantes tendem a vincular o corpo a um instrumento de trabalho, visto que o conectam à lógica imediata do mercado de trabalho sem perceber a magnitude existente em torno do corpo humano. Contudo, é possível inferir que o curso Licenciatura em Educação Física contribui positivamente para o desenvolvimento da responsabilidade e do comprometimento com a prática de ensino, por meio das atitudes de exemplo dos professores universitários, cuja prática pedagógica se caracteriza pelo respeito e pelo cuidado com a totalidade do ser humano, mesmo que uma minoria de estudantes ainda não esteja preparada para perceber isso.