Envolvimento da alta direção e inteligência competitiva : uma análise sobre suas relações em organizações de médio e de grande porte da serra gaúcha - Brasil
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Data
2014-06-02Autor
Panizzon, Mateus
Orientador
Galelli, Ademar
Metadata
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Inteligência Competitiva (IC) é um tópico emergente e estratégico para nações e organizações, e na medida em que desenvolve-se no plano teórico, surge a necessidade de estabelecer interfaces com outras áreas do conhecimento. Neste caso, observou-se uma lacuna de estudos empíricos que buscassem relacionar a IC com o Envolvimento da Alta Direção, fator essencial para o desenvolvimento de atividades deste nível dentro de uma organização. Mais que o suporte inicial de recursos e legitimidade, o Envolvimento da Alta Direção pressupõe o comprometimento e a participação continua da Alta Direção da empresa em programas desta ordem, postura que pode ser de significativa diferença para o seu sucesso ou fracasso. Portanto, esta pesquisa objetivou analisar a relação entre o Envolvimento da Alta direção e as dimensões de Contexto e de Processo de Inteligência Competitiva em empresas de médio e de grande porte da Serra Gaúcha. Também se propôs a desenhar um panorama do nível de desenvolvimento de IC na região, limitado às organizações destes portes, e a explorar a existência de relações entre Envolvimento da Alta Direção, Inteligência Competitiva e Desempenho destas organizações. Neste sentido, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, com base em survey aplicada em amostra de 168 organizações representativas do recorte deste estudo, utilizando-se escalas já operacionalizadas em estudos de IC internacionais, as quais têm como base o modelo composto das dimensões de processo e de contexto em IC. Os resultados indicaram que há relação positiva entre Envolvimento da Alta Direção e o nível de desenvolvimento em inteligência competitiva nas empresas de médio e de grande porte da Serra Gaúcha sendo identificadas as organizações numa matriz proposta nestas dimensões , e também foi observada uma associação positiva entre IC, Desempenho, Envolvimento da Alta Direção e a Integração das atividades de IC com o processo decisório destas empresas. Em termos de panorama do setor, observou-se que a maioria destas empresas desenvolve algum tipo de monitoramento (coleta de informação) de temas ainda que não denomine esta atividade de inteligência , sendo os focos principais em Vendas, Concorrentes e Produtos, indicando um caráter mais concorrencial, o que sinalizaria um princípio de desenvolvimento desta área nestas empresas da região.