Diversidade cultural e políticas públicas educacionais : a proposta de Barão/RS : de 1930 a 1960
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Data
2014-06-03Autor
Zanatta, Fernanda Rodrigues
Orientador
Kreutz, Lúcio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo do presente estudo é conhecer e analisar o debate acerca das
iniciativas de implantação e de condução dos processos educativos no
município de Barão, no período de 1930 a 1960. O texto contempla a
identificação e compara as políticas públicas educacionais ao modelo já
estabelecido na região povoada por imigrantes sensibilizando para as
questões que envolvem a cultura e os significados que estas têm para as
comunidades, bem como para as necessidades da preservação cultural,
tendo a escola como entidade de apoio para preservar. Conhecer e discutir
as práticas e políticas educacionais realizadas nas escolas étnicocomunitárias
e valorizar as histórias das comunidades, as unidades de
ensino e as culturas regionais são objetivos elencados nesta pesquisa que
tem como base os conceitos de representação e apropriação implícitos nas
iniciativas e práticas escolares dos imigrantes e dos processos comunitários
implantados. Através da perspectiva da História Cultural, a análise dos
documentos e dos indícios proporcionou a interpretação e a reconstrução de
alguns tempos e espaços escolares. A dissertação se organiza em quatro
capítulos, sendo que o primeiro apresenta considerações a respeito da
cultura de um povo, da diversidade cultural, da pluralidade cultural. No
segundo capítulo a região pesquisada é apresentada em seus aspectos
históricos de chegada, organização e iniciativas dos imigrantes, destacando
num segundo momento as iniciativas e práticas escolares. Na sequência o
texto aprofunda a legislação de nacionalização do ensino para que no
capítulo final sejam feitos os entrecruzamentos e análises da cultura escolar
instituínte e instituída. As práticas escolares apresentaram forte influencia da
cultura dos imigrantes, sendo a língua o aspecto mais marcante. As politicas
de cunho nacionalista influenciaram e modificaram as práticas escolares e as
iniciativas escolares públicas contribuíram para o fechamento das escolas
étnico-comunitárias. Dentre os contributos das iniciativas dos imigrantes
destaca-se a importância do ensino, da escolarização para o
desenvolvimento de um povo e de uma região.