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Representações sobre etnicidade e cultura escolar nas antigas colônias de imigração italiana do nordeste do Rio Grande do Sul : (1905-1950)

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Dissertacao Carla Fenanda C. Thoen.pdf (1.108Mb)
Data
2014-06-03
Autor
Thoen, Carla Fernanda Carvalho
Orientador
Kreutz, Lúcio
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
No presente trabalho estuda-se a dinâmica da cultura escolar e da etnicidade entre imigrantes italianos e seus descendentes até a metade do século XX nas Antigas Colônias de Imigração Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul. Como eixo central de investigação, busca-se analisar as representações acerca da cultura escolar e das práticas educativas dos imigrantes italianos e seus descendentes, bem como suas possíveis relações com a etnicidade, partindo das memórias de professores que lecionaram nas Antigas Colônias no período em estudo e de líderes comunitários da região. As narrativas analisadas evocam lembranças do ser aluno e do ser professor. Na ótica da História Cultural, e utilizando como metodologia a História Oral, a pesquisa aborda questões como os diferentes tipos de escola da época, os materiais utilizados, a organização dos tempos e dos espaços escolares, as diferentes formas de ensinar/aprender, bem como as relações com o processo identitário étnico, buscando entender os sentidos conferidos à prática educacional através das narrativas dos professores entrevistados sobre suas experiências e formas de proceder enquanto discentes e docentes, no contexto de suas comunidades. Conclui-se que, apesar do esforço de „silenciamento cultural‟ por parte do governo brasileiro, é possível vislumbrar nos relatos a importância da escola na vida das comunidades e na difusão/manutenção dos sentimentos de ítalo-brasilidade. Por fim, no trabalho enfatiza-se a necessidade de pensarmos a diversidade cultural no Brasil em interrelação com a escolarização.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/538
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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