• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Dificuldades e oportunidades para o professor do ensino superior no uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Ademar Felipe Fey.pdf (8.028Mb)
Data
2014-06-03
Autor
Fey, Ademar Felipe
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho de investigação estabeleceu como objetivos principais identificar as principais dificuldades técnicas e pedagógicas na utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle por parte dos professores de uma instituição de nível superior, e, ainda, propor sugestões de ações para a superação das dificuldades apresentadas. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, sendo que a coleta de dados envolveu, num primeiro momento, um questionário respondido por vinte e cinco professores, e, num segundo momento, por uma entrevista semiestruturada com cinco professores selecionados do grupo inicial. Na análise do corpus, constituído pelas respostas das questões do questionário e pelas falas dos professores na entrevista semiestruturada, utilizou-se o método de análise textual discursiva. Para o suporte teórico deste trabalho, foi utilizada a teoria sóciointeracionista de Vigotski, e os principais conceitos considerados dessa teoria foram interação, mediação e zona de desenvolvimento proximal. A partir da análise do corpus, foi possível identificar algumas dificuldades enfrentadas no uso do Moodle pelos professores participantes da investigação; propor ações de melhoria em sua capacitação, bem como ações de divulgação e conscientização do uso do Moodle por professores e alunos; e desafiar o professor a uma reflexão acerca do uso das tecnologias de informação e comunicação na Educação. Os resultados desse estudo indicam que o uso do Moodle pode desencadear mudanças na prática educativa do professor, levando-o a uma possível quebra de paradigma, no sentido de mudar a sua concepção pedagógica e epistemológica, alterando a prática de ensino diretivo para uma prática que privilegie o ensino construtivista.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/543
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV