Dificuldades e oportunidades para o professor do ensino superior no uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Fecha
2014-06-03Autor
Fey, Ademar Felipe
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho de investigação estabeleceu como objetivos principais
identificar as principais dificuldades técnicas e pedagógicas na utilização do
ambiente virtual de aprendizagem Moodle por parte dos professores de uma
instituição de nível superior, e, ainda, propor sugestões de ações para a superação
das dificuldades apresentadas. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo, sendo
que a coleta de dados envolveu, num primeiro momento, um questionário
respondido por vinte e cinco professores, e, num segundo momento, por uma
entrevista semiestruturada com cinco professores selecionados do grupo inicial. Na
análise do corpus, constituído pelas respostas das questões do questionário e pelas
falas dos professores na entrevista semiestruturada, utilizou-se o método de análise
textual discursiva. Para o suporte teórico deste trabalho, foi utilizada a teoria sóciointeracionista
de Vigotski, e os principais conceitos considerados dessa teoria foram
interação, mediação e zona de desenvolvimento proximal. A partir da análise do
corpus, foi possível identificar algumas dificuldades enfrentadas no uso do Moodle
pelos professores participantes da investigação; propor ações de melhoria em sua
capacitação, bem como ações de divulgação e conscientização do uso do Moodle
por professores e alunos; e desafiar o professor a uma reflexão acerca do uso das
tecnologias de informação e comunicação na Educação. Os resultados desse estudo
indicam que o uso do Moodle pode desencadear mudanças na prática educativa do
professor, levando-o a uma possível quebra de paradigma, no sentido de mudar a
sua concepção pedagógica e epistemológica, alterando a prática de ensino diretivo
para uma prática que privilegie o ensino construtivista.