• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Modelos cognitivos na categorização de "violência" : estruturas e processos no discurso de sujeitos urbanos, rurais e "rurbanos"

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Morgana Larissa Sage.pdf (1.715Mb)
Data
2014-06-03
Autor
Säge, Morgana Larissa
Orientador
Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O problema norteador desta dissertação é: como indivíduos urbanos, rurais e rurbanos, da região de Caxias do Sul, estruturam a categoria VIOLÊNCIA, a partir de modelos cognitivos, os quais emergem do modo como esses indivíduos expressam linguisticamente suas experiências nesse domínio? O objetivo geral é o de investigar, no âmbito da Linguística Cognitiva (LC), especificamente da Semântica Cognitiva, quais processos e estruturas estão implicados na categorização de VIOLÊNCIA, a partir da análise de trechos de entrevistas realizadas com indivíduos urbanos, rurais e rurbanos da região de Caxias do Sul. A amostra é constituída de 20 entrevistas, a partir das quais é gerado o corpus para análise. As análises fundamentam-se na Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados (TMCI) e seus desdobramentos teóricos, com ênfase em modelos metafóricos e metonímicos. Esta investigação é particularmente relevante à medida que VIOLÊNCIA é um conceito abstrato complexo, cuja estruturação se encontra fortemente ligada a fatores cognitivos e socioculturais. O objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: (a) identificar e analisar a estrutura da categoria VIOLÊNCIA em termos de mapeamentos metafóricos e metonímicos; e (b) discutir questões metodológicas atinentes à entrevista, avaliando sua adequação como o instrumento da pesquisa em LC. As hipóteses formuladas a partir do problema de pesquisa são: (1) modelos metafóricos, que estruturam a categoria, diferem entre sujeitos urbanos, rurais e rurbanos; (2) modelos metonímicos, que são culturalmente motivados, diferem entre sujeitos urbanos, rurais e rurbanos; (3) a entrevista individual, como inicialmente proposta, constitui-se como um ato de fala legítimo para análise em LC, à medida que um conjunto de requisitos técnico-procedimentais for atendido. A partir da análise do corpus, verifica-se que as hipóteses (1) e (2) não se confirmam completamente, uma vez que, apesar de se observarem, na amostra, ricos mapeamentos metafóricos e metonímicos, com maior ocorrência de modelos metonímicos, estes não diferem em função do critério de pertencimento a dada comunidade, mas sim em função da formação escolar. Entretanto, a verificação dessas hipóteses deve ainda merecer atenção em pesquisas posteriores com ampliação dessa amostra. A hipótese (3) é confirmada, à medida que os discursos gerados nesse tipo de evento de fala forneceram dados altamente relevantes para a investigação da estruturação da categoria VIOLÊNCIA, os quais podem ainda ser explorados em novas pesquisas que focalizem aspectos mais específicos de determinadas manifestações linguísticas.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/559
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV