• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem : possibilidades de inovação

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Jocelaine Minella Boeira.pdf (6.551Mb)
Data
2014-06-05
Autor
Boeira, Jocelaine Minella
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta investigação teve como objetivo principal examinar os registros dos professores do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio, de uma escola particular, do município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, num curso de capacitação para utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e relacionálas com possíveis mudanças nas práticas pedagógicas. O trabalho se propôs a realizar uma pesquisa de natureza qualitativa baseada nos dados obtidos através dos registros dos professores-alunos nos espaços do AVA. Foram convidados para serem os sujeitos na pesquisa oito professores da Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O corpus da pesquisa constituiu-se dos registros presentes nos espaços de comunicação do ambiente (fórum, lições, correio eletrônico). O desenvolvimento do curso de capacitação que serviu de cenário para constituição do corpus, foi planejado sob o ponto de vista da aprendizagem a partir da teoria vigotskiana, assim como estimular os participantes a refletirem sobre o fazer pedagógico buscando a prática pedagógica inovadora sob a visão de Moran (2007; 2008). A análise do corpus foi feita à luz de Moraes e Galiazzi (2007) com análise textual discursiva, a qual é constituída por três ciclos denominado pelos autores como: desconstrução e unitarização; processo de categorização e produção de um texto descritivo-interpretativo (metatexto). A partir da análise foi possível identificar possíveis mudanças no fazer pedagógico futuro dos professores-alunos, caracterizadas por estratégias e intervenções pedagógicas que remetem a construção de conhecimentos através da interação e colaboração entre os pares.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/606
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [332]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem para uma escola de ensino técnico em saúde 

    Casagrande, Cleber
    Este trabalho foi realizado na Escola de Educação Profissional em Saúde do Hospital Pompéia. Tem como objetivo o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para a escola em questão, disponibilizando um sistema ...
  • Sistema de provador virtual como facilitador de venda 

    Taffarel, Jean Michel Bachmann
    A popularização e evolução das tecnologias fez surgir novas estratégias comerciais que vêm sendo utilizadas para inovar em várias áreas de prestação de serviços, como, por exemplo, facilitar o processo de provar roupas e ...
  • TIGRIS : um sistema de aferição da participação discente integrado ao ambiente virtual de aprendizagem da UCS 

    Passos, Maurício dos
    O processo de avaliação é integrante de fundamental relevância no cotidiano das organizações de ensino. Diferentemente da modalidade de ensino presencial, onde mecanismos de avaliação complementares como a análise da ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV