Nietzsche e a educação : por um ensino de filosofia que oportunize a potencialização do educando
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Data
2014-06-06Autor
Chies, Andréia Bonho Borba
Orientador
Kuiava, Evaldo Antônio
Metadata
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Esta dissertação se desenvolve no intuito de estabelecer uma aproximação entre o pensamento
de Nietzsche e a educação, abordando, mais especificamente, o ensino de filosofia. O estudo
tem como objetivo configurar o pensamento de Nietzsche no campo educacional de maneira a
evidenciar pontos de interlocução com algumas questões educacionais contemporâneas. Além
disso, são retomados, também, alguns conceitos fundamentais para a compreensão de como se
configura a Vontade de Potência no pensamento nietzscheano, a fim de se problematizar a
possibilidade de um ensino de filosofia que possa ser tomado como um possível caminho de
potencialização do educando. O procedimento adotado é especificamente uma pesquisa
bibliográfica, mediante uma análise interpretativa, que tem como fio condutor o referencial
teórico de Nietzsche e sua profunda crítica aos ideais educacionais modernos, bem como seu
conceito de Vontade de Potência como força pulsional – inerente ao homem – de afirmação
da multiplicidade da vida por meio do devir criativo. Para construir esse percurso
argumentativo, primeiramente é abordado o pensamento de Nietzsche no contexto da
educação, posteriormente são abordados conceitos-chave para a compreensão de como se
configura, no pensamento nietzscheano, o conceito de Vontade de Potência e, por fim,
aborda-se a possibilidade de se pensar em um ensino de filosofia que enalteça a
potencialização do educando. Em termos conclusivos, observa-se que pensar um ensino de
filosofia como elemento propulsor da potencialização do educando implica romper com toda
e qualquer forma de subjugação e domesticação, de modo que seja possível um enaltecimento
da vontade de potência que é inerente a cada ser humano.