Química e as tecnologias digitais : investigação sobre as representações docentes
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Data
2014-06-06Autor
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Orientador
Catelli, Francisco
Metadata
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As mudanças sociais provocadas pela inserção das tecnologias digitais disponíveis no
mercado apresentam-se desde a ordem geográfica até a velocidade relacional dentro de tempo
e espaços que não contemplam os padrões de sociedades passadas. Assim, discussões
relativas à inserção dos recursos tecnológicos na educação, principalmente nas últimas duas
décadas (1990-2010), instituem-se como proveitosos horizontes de pesquisas em diversas
áreas do conhecimento, sendo merecedoras de reflexões, contestações, provocações e
investigações. Dessa forma, o objeto de estudo deste trabalho foram as representações dos
professores de Química de instituições estaduais de educação do município de Caxias do Sul,
Rio Grande do Sul. O objetivo geral foi investigar as representações dos docentes sobre o
ensino dos conteúdos programáticos da disciplina de Química e as tecnologias digitais, com a
finalidade de identificar aspectos que permeiam e/ou circundam as estratégias didáticopedagógicas
que se desenvolvem no processo de ensino-aprendizagem desta ciência no
cotidiano das escolas. A sustentação teórica foi baseada em autores como Manuel Castells,
Ladislau Dowbor, Roger Chartier, Juan Ignácio Pozo, Miguel Gómez Crespo e Yves
Chevallard. De natureza empírica, caracteriza-se como descritiva do tipo levantamento, teve
como sujeitos 17 docentes de Química atuantes em oito instituições da rede estadual de
educação. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevista. A análise dos
dados foi baseada no método da análise textual discursiva de Roque Moraes e Maria do
Carmo Galliazzi. O principal resultado foi à emersão de categorias definitivas do próprio
contexto do campo de investigação, sendo nomeadas com expressões oriundas dos próprios
professores de Química , sendo delimitadas em dois domínios distintos, a saber: i) aqui não
tem condições; e ii) ajuda a ver o cotidiano. Por meio do surgimento das categorias, foi
possível constatar a existência de divergências nas representações dos professores de Química
com relação aos discursos e às práticas no que concerne à utilização das tecnologias digitais
no ensino dos conteúdos programáticos escolares da disciplina de Química.