Corpo, dança, educação : Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul
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Data
2014-06-06Autor
Santos, Carlos Alberto Pereira dos
Orientador
Paviani, Jayme
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação estuda a evolução do conceito de corpo e suas possibilidades enquanto
dispositivo de elaboração de conceitos, enunciados e educação. A partir do trinômio corpo,
dança e educação, problematiza-se a possibilidade de o corpo contemporâneo produzir
pensamentos quando dança. Nesse sentido, as ideias de Merleau-Ponty sobre o corpo
próprio, bem como as pesquisas de Katz e Greiner em torno do corpomídia são referências.
A dança contemporânea também é analisada como incessante vetor de produção de
metáforas, que só ganham contundência quando incorporadas nesses corpos que dançam.
No desdobramento dessas ações, surge o vetor pedagógico e educativo da dança
contemporânea, que será olhada através da experiência da Cia. Municipal de Dança de
Caxias do Sul, desde a sua criação, em 1997, até hoje. A formação tem papel fundamental
na atualização dos repertórios educativos e culturais de Caxias do Sul, promovendo uma
ação contaminatória, com aspectos sociais, políticos, pedagógicos e culturais.