Uma proposta pedagógica para o uso da lousa digital tendo como base a teoria sociointeracionista
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Data
2014-06-09Autor
De Carli, Daniel
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
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Este trabalho teve como objetivo principal, nortear uma proposta de uso pedagógico da lousa
digital partindo de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino fundamental da rede
municipal de ensino. Em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas individuais com
quatro professores do quadro efetivo daquela escola que atuam com alunos do 3º ano do
Ensino Fundamental. Estas entrevistas resultaram no corpus de pesquisa que foi analisado
com o intuito de conhecer o ''como'' do uso pedagógico da lousa digital em sala de aula. As
entrevistas foram gravadas, transcritas e o tratamento do corpus foi realizado com base na
análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi que compreende a desconstrução e
unitarização, categorização e por fim, produção do metatexto ou texto interpretativo da
análise. Do processo de categorização emergiram as categorias que tratam do uso da lousa
digital enraizado em abordagens tradicionais de ensino; o interesse, por parte do professor, de
explorar os recursos interativos da lousa digital; a lousa digital como instrumento facilitador
no aprendizado do conteúdo de estudo; a necessidade de desafiar o aluno na busca de um
maior envolvimento deste para com as atividades pedagógicas e a ressignificação do papel
dos envolvidos identificada nas atividades pedagógicas que possibilitaram ao aluno trabalhar
na lousa digital quando o papel do professor passou a ser de orientador da atividade. Partindo
do metatexto da análise textual discursiva, realizamos as discussões do uso pedagógico da
lousa digital pela lente da abordagem sociointeracionista de Vygotsky. Juntamente com as
discussões e ainda pela lente da abordagem sociointeracionista, norteamos formas de uso da
lousa digital buscando justificar sua importância como instrumento de tecnologia digital no
aprendizado do aluno levando em consideração o contexto da cultura digital. Os resultados
apontam que a lousa digital deve ser um instrumento de uso coletivo sendo que o professor
precisa assumir um papel de orientador das atividades pedagógicas buscando problematizar o
aluno na realização destas. Os resultados também apontam que o uso da lousa digital deve
proporcionar a realização de atividades pedagógicas que possam explorar e respeitar a
criatividade, a autoria de produção de uma determinada resposta ou resolução de um
problema, possibilitando ao aluno trilhar caminhos distintos para chegar a um objetivo
comum. Nesse sentido, o uso da lousa digital deve possibilitar que o aluno desenvolva não
somente a capacidade intelectual pelo conteúdo de estudo, mas também a emocional, a crítica
e a inteligência analítica e prática. Pelas discussões também pudemos nortear formas de uso
da lousa digital que possibilitam associar o interessante e o desafiador para o aluno com os
conteúdos de estudo, dessa forma, o uso da lousa digital poderá possibilitar melhores
experiências a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.