O laptop educacional na sala de aula : movimentos de letramento digital nas práticas de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental
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Data
2014-06-09Autor
Schonz, Mariane Maria
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
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Esta dissertação tem como objetivo principal investigar como os movimentos de letramento digital ocorrem nas práticas de leitura e escrita no contexto da inserção dos laptops em uma escola de ensino fundamental. O estudo tem como referência teórica a Epistemologia Genética de Piaget e a concepção de letramento digital de Soares e Lévy. A pesquisa possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo Estudo de Caso. Os sujeitos da pesquisa foram quatro estudantes de 13 anos de idade, do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública envolvida no projeto UCA, etapa II. As fontes de evidência que constituíram o corpus foram o diário de bordo da pesquisadora, as transcrições das filmagens e as produções de texto dos sujeitos desta pesquisa. O método clínico piagetiano inspirou as observações e intervenções. Os procedimentos de análise foram desenvolvidos a partir da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007), em conformidade com as etapas sugeridas por esses autores. As categorias de análise foram se constituindo a partir do olhar para as fontes de evidência, levando em conta o movimento dos sujeitos e o movimento da pesquisadora na apropriação do campo conceitual, constituindo as categorias: (a) leitura e escrita digital, (b) fluência digital e (c) buscar e pesquisar na web. A partir dos elementos teóricos e compreensões no decorrer do processo, apresentamos alguns possíveis norteadores para que os processos de leitura e escrita possam conter práticas de letramento digital. Compreendemos que a inserção do laptop na escola está provocando perturbações, mas ainda não se constituiu em um novo contexto de ensino e aprendizagem, contudo, está em processo de constituição. Os movimentos de letramento digital, muitas vezes, são minimizados pelos professores, não oportunizando ou dando abertura para os estudantes fazerem escolhas e potencializarem suas práticas com esse novo elemento na sala de aula. Mesmo assim, foi possível perceber, nos estudantes, indícios de práticas de letramento digital, como a fluência digital e práticas de leitura e escrita no contexto digital.