Da pedagogia da hospitalidade no turismo ao turismo pedagógico pela hospitalidade
Visualizar/ Abrir
Data
2014-06-26Autor
Oliveira, Ana Carolina Rodrigues Melo de
Orientador
Santos, Marcia Maria Cappellano dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa visa contribuir com empreendimentos turísticos no sentido de
que disponham de uma ferramenta pedagógica para a formação permanente
de gestores e colaboradores no âmbito das relações de hospitalidade – ou
acolhimento –, a qual possa transcender o caráter meramente informativo ou a
realização fortuita de atividades de treinamento, por estar aí em jogo processo
relacional a ser “com”preendido e “a”preendido. Nesse sentido, traz à
discussão uma “pedagogia da hospitalidade”, aqui desenhada a partir da
aplicação, num empreendimento turístico, de Grupos Operativos (conforme
Pichon-Rivière, 2005), modelo teórico-metodológico com raízes no paradigma
pedagógico construtivista, proposto como promotor de redimensionamentos no
processo de “re”construção/“re”ssiginificação” do conceito de hospitalidade e
no estabelecimento de relações deste com a prática profissional em turismo e
com a prática turística. As reflexões têm na base o entendimento de
hospitalidade/acolhimento como fenômeno instaurado na alternância dos polos
em interação (acolhedor e acolhido) e, sob esse prisma, instituindo-se como
eixo fundante do fenômeno turístico. Têm também o suposto teórico de que
todo acolhimento genuíno carrega o potencial pedagógico de ser agente de
aprendizagens, catalizador de saberes, promotor de transformações de
processos psicoafetivos, cognitivos, relacionais. Nesse universo, a pesquisa
objetiva ainda suscitar discussão sobre relações entre o fenômeno do
acolhimento e o conceito de turismo pedagógico. Metodologicamente,
desenvolveram-se duas sessões de grupos operativos, intermediadas pela
realização, no próprio empreendimento, de uma prática turística específica
(trilha a cavalo). O corpus consistiu das manifestações verbais dos sujeitos –
colaboradores e gestores do empreendimento campo de investigação – ao
longo dos grupos operativos e de respostas do guia e de turistas a entrevistas
realizadas antes e após a trilha. A análise do discurso pautou-se por
pressupostos da teoria enunciativa de Bakhtin (1997), tendo recorrido também
a alguns procedimentos da Análise de Conteúdo, de acordo com Bardin (2000).
Os resultados vinculam os “re”dimensionamentodos/“re”ssignificações
identificados/inferidos, objetos de análise, aos processos reflexivos efetivados
nos/pelos Grupos Operativos, nos quais se constata crescente aproximação ao
conceito de hospitalidade/acolhimento tomado como de referência. Por outro
lado, quer diretamente pelas respostas dos sujeitos às entrevistas, quer,
indiretamente, pelas respectivas manifestações nos grupos operativos, o
turismo, quando marcado por relações genuínas de acolhimento, faz-se ele
próprio pedagógico, propiciando ruptura de fronteiras e assim, inaugurando
novos espaços de transformações e aprendizagens.