Turismo e internet : um estudo sobre os viajantes de alta renda
Visualizar/ Abrir
Data
2014-06-26Autor
Nora, Alessandra Pinto
Orientador
Santos, Rafael José dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa tem como tema central a Comunicação Turística, avançando no seu
conceito teórico e conceitual pela movimentação dos sujeitos das classe AB dentro do
universo da internet, classificando-os de acordo com o seu comportamento na hora de
planejar seus destinos turísticos. A análise exploratória transcorre acerca da potencialidade da
segmentação de mercado do turista de alta renda. Inicialmente buscou-se a identificação do
perfil dos viajantes a negócios como público-alvo de eventos especializados. Para tal,
investigaram-se comportamentos e levantaram-se dados através da Netnografia seguida por
uma pesquisa quantitativa que resultou na definição do sujeito a ser investigado. A partir
desse ponto, foram realizadas entrevistas em profundidade, utilizando-se da Análise de
Conteúdo como forma de compreensão das informações obtidas e inferência dos resultados.
Os turistas de alta renda foram classificados em três grandes grupos: os neoprecavidos,
representados pela grande maioria, os errantes e os tradicionais. Durante a análise foram
identificados como funcionam os sistemas sociais e as escolhas dos canais de comunicação
dos indivíduos pertencentes a essas classes, com o objetivo de apresentar reflexão às
organizações turísticas que objetivam atrair, através da comunicação, esse perfil de público.
De forma majoritária, os viajantes de alta renda se apresentaram extremamente preocupados
em utilizar o canal da internet como busca de segurança na tomada de decisões. A utilização
de mídias sociais, blogs, sites (ou não), não está condicionada ao nível de conhecimento
tecnológico de cada um, mas sim, na percepção de acordo com suas experiências e nível de
conhecimento cada canal pode contribuir para atender sua necessidade de segurança durante
seus deslocamentos turísticos.