A geração de resíduos sólidos aeroportuários e suas interfaces com o turismo : o caso do aeroporto Hugo Cantergiani, Caxias do Sul-RS
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Data
2014-06-26Autor
Kunz, Jaciel Gustavo
Orientador
De Conto, Suzana Maria
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O fenômeno turístico é indissociável dos sistemas de transporte, constatando-se a utilização
crescente do modal aéreo de transporte turístico, sobretudo no Brasil. Destaca-se a relevância
socioambiental e científica da temática dos resíduos sólidos aeroportuários, configurada a
partir da lacuna teórica existente. Considerou-se, pois, oportuna a realização deste estudo, que
teve por objetivo investigar a situação da geração de resíduos sólidos nos aeroportos. O estudo
de caso tratou do Aeroporto Hugo Cantergiani, de pequeno porte, localizado em Caxias do
Sul – RS – Brasil. A pesquisa, de tipo descritivo-exploratória, inclui, como procedimentos
metodológicos, a observação direta não participante, levantamento de dados secundários e
pesquisa de campo. Esta envolveu a caracterização de resíduos sólidos, a fim de determinar
sua massa e composição gravimétrica. As amostragens ocorreram nos meses de julho, agosto
e outubro de 2012, abrangendo dezoito dias e meio. Amostraram-se os seguintes períodos, ao
longo de 2012: entre 17 e 23 de julho (até ao meio-dia); entre 18 e 24 de agosto e entre 1o
e 5
de outubro. Os períodos amostrados referem-se, respectivamente, a férias escolares, a uma
semana sem a ocorrência de eventos turísticos em Caxias do Sul e, finalmente, a um período
no qual se realizou uma grande feira de negócios na cidade. Foi possível evidenciar que o
fator “turismo receptivo de eventos” tendeu a ser menos decisivo que o fator “turismo
emissivo e receptivo” por ocasião das férias escolares, tanto no que diz respeito à
movimentação no aeroporto quanto no que diz respeito à geração de resíduos sólidos atrelada
a essa movimentação. A movimentação de passageiros no aeroporto, durante os 18 dias e
meio amostrados foi de 15.543 passageiros – 7.985 embarcados e 7.558 desembarcados, em
voos regulares. Foi gerado no período de coleta de dados um total de 878,76kg de resíduos
sólidos. Desse montante, cerca de 70% foram oriundos de atividades e serviços prestados no
próprio sítio aeroportuário e cerca de 30% provenientes das aeronaves. Verificou-se uma
produção por passageiro em aeronaves de 30g/passageiro/viagem. No sítio aeroportuário,
constatou-se uma geração per capita de 40g/pessoa/dia. Foram segregados para fins de
determinação da composição gravimétrica 606,83kg de resíduos. Os componentes mais
representativos entre os resíduos de aeronaves foram: plástico (41,90%), matéria orgânica
putrescível (30,26%), misto (12,28%) e papel e papelão (10,03%). Já os componentes mais
representativos entre os resíduos do sítio aeroportuário foram: contaminante biológico
(41,58%), matéria orgânica putrescível (25,88%), papel e papelão (15,70%) e plástico
(9,73%). A partir de resultados dessa natureza, oferecem-se algumas contribuições no que
tange a lacunas da pesquisa acadêmico-científica e, também, algumas sugestões de pesquisas
futuras. Além disso, esses resultados poderão subsidiar, entre outras intervenções, a
elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos no aeroporto estudado, de
acordo com os princípios do turismo e do desenvolvimento sustentável e, também, com a
Política Nacional de Resíduos Sólidos.