A educação ambiental como objeto de estudos nos programas stricto sensu em turismo no Brasil (período 1997-2011)
Datum
2014-06-26Autor
Denicol, Maria Salete Goulart Martins
Orientador
De Conto, Suzana Maria
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
A Educação Ambiental (EA) é uma importante ferramenta para o desenvolvimento
do turismo sustentável, sendo utilizada na sensibilização das pessoas sobre a
minimização dos impactos ambientais, decorrentes do uso de recursos naturais nas
atividades turísticas. Nessa perspectiva, estudos sobre a EA nos Programas de Pós-
Graduação Stricto Sensu em Turismo, no Brasil, parecem ser importantes e
necessários para identificar tendências e lacunas no processo de produção de
conhecimento. Partindo de algumas indagações surge o problema de pesquisa:
Como o tema Educação Ambiental vem sendo estudado nas dissertações dos
Programas Stricto Sensu em Turismo no Brasil? Neste sentido, objetiva-se mapear
como a Educação Ambiental é contemplada na produção do conhecimento nas
dissertações desses Programas, reconhecidos e recomendados pela Capes no
período de 1997 a 2011. A pesquisa é de caráter descritivo com abordagem
qualitativa/quantitativa e consiste na análise das dissertações que apresentam a
expressão exata Educação Ambiental nos seus resumos, desenvolvidas nos
Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo, constantes no Banco de
Teses da Capes. Para tal, utilizou-se a pesquisa do tipo “estado da arte”, para
auxiliar na investigação. Os resultados obtidos com a pesquisa permitem concluir
que, dos seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo no Brasil,
identificaram-se 10 dissertações com a expressão exata Educação Ambiental
contida no título, ou no resumo ou em palavras-chave, sendo cinco dissertações do
Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria, da Universidade do Vale do Itajaí e
cinco dissertações do Programa de Mestrado em Turismo da Universidade de
Caxias do Sul. Após a leitura dos trabalhos na íntegra, observou-se que apenas
cinco dissertações apresentam, do ponto de vista metodológico, a EA como objeto
de estudos, sendo as pesquisas realizadas na Região Sul do País. Evidenciam-se
lacunas no que tange a quatro Programas de Pós-Graduação em Turismo, nas quais
não foram identificadas dissertações com a palavra exata Educação Ambiental. Por
fim, torna-se importante sugerir o desenvolvimento de pesquisas para aprofundar e
provocar reflexões, no sentido de evidenciar, nos Programas de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Turismo, no Brasil, a investigação científica em Educação
Ambiental.