Medeia vozes de Christa Wolf : a reinvenção polifônica do mito trágico
Visualizar/ Abrir
Data
2014-07-04Autor
Wexel, Juliana
Orientador
Bertussi, Lisana Teresinha
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação apresenta uma investigação sobre a reinvenção do mito grego de
Medéia no romance alemão Medeia Vozes, de Christa Wolf, através da aplicação da teoria da
polifonia do linguista russo Mikhail Bakhtin. Busca-se identificar tal reinvenção do mito
ancestral da feiticeira bárbara que mata os filhos para vingar-se da traição do marido,
originalmente descrito na tragédia grega Medéia de Eurípedes, através da análise das vozes
múltiplas que compõem a obra contemporânea da escritora alemã. Para realizar o estudo,
escolheu-se a teoria da polifonia como instrumento a ser utilizado no percurso de análise da
narrativa moderna por entender-se ser adequada ao exame do texto, pois opera como uma
forma de reinventar o universo do mito grego e todas as suas personagens, mas
principalmente o da mulher traída e vingativa, que é transformada pela narrativa
contemporânea.