Ética e consumo : uma análise dos hábitos de consumo
Date
2014-07-10Author
Gonçalves, Marco Antonio
Orientador
Cescon, Everaldo
Metadata
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Realiza-se uma análise ética das características e dos padrões da sociedade hipermoderna
que reforçam e incentivam manifestações hedonistas e individualistas transformando o ser
humano em mercadoria e gerando sensações e atitudes de vazio e de decepção. Aponta-se
para as contradições da hipermodernidade. No segundo capítulo avalia-se as consequências
reais de nosso comportamento como consumidores, em função da sustentabilidade
ambiental, e reflete-se, a partir do pensamento de Hans Jonas, sobre a responsabilidade de
cada cidadão na construção de valores que assegurem o bem-estar humano e o respeito a
todas as formas de vida em suas mais variadas manifestações. Esta ação de pensar crítica e
eticamente perpassa as reflexões do terceiro capítulo, ao defender uma educação para o
consumo consciente, indicativo transformador desta sociedade hipermoderna e elementochave
na conscientização da população em relação à sua responsabilidade social. O
consumo passa a ser visto como ação política, de lutas sociais e reivindicação de novos
direitos já existentes. Somente com atitudes e procedimentos éticos será possível construir
uma sociedade mais justa, questionando os valores impostos pela sociedade de consumo, e
buscar novos parâmetros para a vida em sociedade que sejam formadores de consciência e
atitude ética.