Turismo e experiência : um estudo sobre as dimensões da experiência memorável em Gramado-RS
Visualizar/ Abrir
Data
2014-11-20Autor
Pezzi, Eduardo
Orientador
Vianna, Silvio Luiz Gonçalves
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este milênio trouxe consigo transformações em âmbito político, cultural, econômico e social em variadas áreas. A atividade turística, nesse sentido, acompanha as modificações ocorridas no cenário mundial. O desejo de alguns turistas, agora, é por vivências personalizadas, que possam proporcionar, de alguma forma, não apenas um simples desprender do cotidiano e sim a vivência de uma experiência memorável. Logo, utilizaram-se teorias advindas da Antropologia, do Marketing e do Turismo em especial, pois a temática relacionada à antropologia e à economia da experiência, no intuito de analisar as dimensões da experiência; definidas por Pine II e Gilmore (1999) e Oh, Fiore e Jeoung (2007), permitiram compreender o que tornou a experiência dos turistas que visitaram Gramado nos anos de 2010 e 2011, extraordinária. A pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira, quantitativa, e nela foram coletadas informações, via questionário, a partir de uma amostra pré-selecionada, que tinha por intuito identificar, dentre os pesquisados, quais apresentariam maior probabilidade de terem vivenciado uma experiência extraordinária na viagem. A segunda, qualitativa, adotando o critério de maior nota média, obtida entre as pessoas que responderam o questionário. Empregou-se, então, a técnica da entrevista, com o objetivo de coletar material que aportasse, suficientemente, a análise do conteúdo dos relatos dos turistas que, mais possivelmente, perceberam a experiência turística como memorável. Desse material, extraíram-se os principais elementos que foram acionados, tornando possível a criação de uma categorização de análise. Nesse ponto, tornou-se necessária, devido sua recorrência, a inclusão de mais três dimensões, denominadas, aqui, como emergentes, que não haviam sido descritas pelos autores tomados como referência para este trabalho. Pode-se concluir, ao final do estudo, que Gramado, enquanto destino turístico é capaz de proporcionar vivências extraordinárias, pois permitiu que fossem acionados, nos visitantes, elementos que apontam para a percepção de uma experiência memorável, embora, tenha-se convicção de que se trata de uma análise subjetiva, que apesar de possuir aspectos comuns, é dependente de fatores individuais.