• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Andreia Silva de Negri.pdf (7.439Mb)
Data
2015-02-05
Autor
Negri, Andreia Silva de
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela crescente importância que se tem dado, no âmbito escolar, aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, em especial, à preocupação com a biblioteca escolar e com a leitura literária como um direito do cidadão. A investigação insere-se no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – PPGEd/UCS, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e é parte integrante do projeto de pesquisa “PNBE 2010: Leituras possíveis”, tendo como foco a leitura de poesia como prática potencializadora do processo de letramento a partir de uma experiência pedagógica com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. A dissertação tem como referencial teórico Adorno (2000), Dewey (1976), Vigotski (1998, 2012), Larrosa (2002), Ramos (2010, 2012), Soares (1998, 2006, 2013), Cosson (2006), Saraiva (2001), Huizinga (2000), entre outros. O estudo está organizado em quatro capítulos: primeiro – Algumas reflexões sobre Educação e Linguagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; segundo – Traçado metodológico da pesquisa; terceiro – Poesia na sala de aula – Aplicação da pesquisa e quarto – Análise e discussão dos resultados. O método utilizado na pesquisa foi de enfoque qualitativo, privilegiando a pesquisa-ação, efetivando a investigação em ambiente real de aprendizagem, no contexto de escola pública e teve como prática a aplicação de roteiros de leitura de poemas. Foram utilizados para efetivar a proposta cinco poemas da obra A arca de Noé, de Vinícius de Moraes e contemplou ações pedagógicas que priorizaram a ludicidade a partir da exploração dos sons e dos sentidos das palavras, de jogos e de brincadeiras com o corpo bem como da leitura e da escrita na perspectiva do letramento. Os resultados do estudo apontam para a relevância da poesia na potencialização do processo de compreensão do sistema de escrita alfabético e da promoção do letramento literário. As experiências relatadas demonstram que a poesia atende ao horizonte de expectativas da criança, que se desenvolve nos âmbitos emocional, social, cultural e cognitivo ao interagir com o texto poético. O contato com a poesia na infância, a partir da exploração da musicalidade, da compreensão e da construção de sentidos para o lido contribui, desse modo, para o incremento da linguagem verbal e, consequentemente, para o processo de aprendizagem.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/854
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV